As fortes chuvas que caem em Salvador desde o último fim de semana levaram à suspensão das operações de travessias nos terminais de Salvador, Mar Grande e Morro de São Paulo na manhã desta segunda-feira (25). A decisão veio após alerta vermelho da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). O anúncio foi realizado pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab).
A Travessia Salvador-Mar Grande havia operado das 5h às 8h, com saídas a cada meia hora, antes de ser totalmente paralisada em razão das orientações que também são válidas para a área entre Porto Seguro e a capital baiana, incluindo a Baía d Todos-os-Santos.
Conforme informado pela CPBA, essa ação tem como objetivo proteger a segurança da navegação e preservar a vida humana no mar. A Marinha segue atenta às ocorrências e pode ser contatada pelo telefone 185, ativo 24 horas, em casos de emergência. Esse serviço está disponível 24 horas por dia, atendendo chamadas nos rios e no mar.
Segundo a Capitania, vigora nesta segunda a bandeira de navegação vermelha, onde não é recomendada a navegação na faixa litorânea entre Porto Seguro e Salvador, além da Baía de Todos os Santos. A Marinha do Brasil (MB) afirma estar atenta às condições climáticas e disponibiliza o número 185, que opera 24 horas, para o atendimento de emergências, no mar ou nos rios.
Tempo fechado
A capital baiana deve permanecer em estado de alerta para chuvas moderadas a forte ainda hoje. A orientação é da Defesa Civil (Codesal), que aponta para a possibilidade de alagamentos e deslizamentos em pontos de Salvador.
Conforme informações do Metro1, os bairros que apresentaram os maiores índices de precipitação, das 1h às 7h, foram Barra (41,6 mm), Brotas (36,8 mm) e Barris (31,0 mm). No começo da manhã, o Bairro da Paz tregistrou 21,0 mm.
Sosthenes Macêdo, diretor da Codesal, informou no domingo (24), que mais de 60 mm de chuva foram registrados em áreas como Fazenda Coutos, Periperi e Valéria. Ele destacou que a média histórica de chuva é de 108mm para todo o mês.
Também foram registradas seis notificações de deslizamento no boletim de solicitações da Codesal, com o bairro de Cajazeiras e um local entre os bairros da Barra e da Pituba apresentando riscos de deslizamentos.
A população pode acionar o órgão pelo número 199 em casos de emergência.
Com informações de Metro1 e BNews