Para organizar essa mobilização histórica, mulheres negras em todo o país estão formando comitês municipais, estaduais e regionais
Nesta segunda-feira (18) às 18h, acontece a reunião presencial de lançamento do Comitê Impulsor da Bahia para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver – 2025. O encontro acontecerá na Biblioteca Central do Estado da Bahia, na Rua General Labatut, 27, Barris, em Salvador (BA).
Em 2015, a Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver reuniu 100 mil mulheres negras nas ruas de Brasília (DF), numa poderosa demonstração de força e resistência. Em novembro de 2025, o movimento se prepara para repetir este marco nas ruas de Brasília, agora com a pauta “Reparação e Bem Viver”.
Para organizar essa mobilização histórica, mulheres negras em todo o país estão formando comitês municipais, estaduais e regionais, buscando fazer da Marcha de 2025 um momento de reafirmação da luta contra as injustiças históricas e de construção de um projeto de nação que rejeite as violências frutos do colonialismo.
A pauta central da mobilização destaca a Reparação e o Bem Viver. A Reparação visa conscientizar a sociedade sobre os impactos e legados da escravidão e do racismo patriarcal, defendendo mudanças estruturais que promovam igualdade e justiça racial e gênero. O conceito de Bem Viver, por sua vez, rejeita modelos exploratórios, opressores e discriminatórios, e propõe uma convivência harmônica, onde o respeito à dignidade humana e ao meio ambiente sejam prioridades.
Podem participar da reunião do Comitê Impulsor da Bahia para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver – 2025 mulheres negras de organizações de mulheres negras e de movimentos mistos de todas as regiões da Bahia, e pessoas diversas aliadas das mulheres negras. Faça sua inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSde4DyBHUwSBgkH7nMu1UWW3H1Ol0uCenbXzMuRUTBTPluq7Q/viewform
SERVIÇO
O quê: Reunião do Comitê Impulsor da Bahia para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver – 2025
Quando: 18 de novembro de 2024 (segunda-feira), às 18h
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia, na Rua General Labatut, 27, Barris, em Salvador (BA)