Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores emitiu um alerta aos brasileiros que vivem no Líbano

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou na noite desta segunda-feira (30), a realização de voo de repatriação de brasileiros no Líbano. A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo.
“O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto. A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, diz nota do governo brasileiro enviada à imprensa.
Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores emitiu um alerta aos brasileiros que vivem no Líbano. A pasta recomendou aos nacionais residentes ou de passagem pelo Líbano que se ausentem do país, por meios próprios, até o retorno da normalidade na região.
Na ocasião, o Itamaraty realizou uma consulta verificar se os residentes no país desejam deixar a região. A pasta estima que cerca de 21 mil cidadãos do Brasil vivem em território libanês.
Desde o início dos ataques de Israel ao Líbano foram confirmadas as mortes de dois adolescentes brasileiros no sul do país.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse a jornalistas no México, onde acompanha Lula em agenda no país, que os brasileiros no Líbano mantém contato permanente com a embaixada do Brasil. “Já estamos com uma lista, que estamos preparando, e faremos em breve um primeiro voo para repatriar”,
“Estamos esperando para os próximos dias. Acredito que até o fim de semana já tenhamos o primeiro voo realizado”, acrescentou.
O chanceler afirmou não ter o número de quantos brasileiros já manifestaram à embaixada no Líbano o desejo de ir para o Brasil. “Neste primeiro voo serão 230, 240 no máximo. É a capacidade do avião, mas haverá outros na medida da necessidade.”