
Entre os dias 02 e 05 de setembro, Salvador recebeu a III Bahia Model United Nations (BAMUN), uma simulação inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU).
Realizado no Hotel Fiesta, o evento foi promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através da Coordenação de Políticas Públicas para Juventudes em Processos Educacionais (COJEPE), e reuniu 500 estudantes da rede estadual para debater problemas globais, representando diplomatas de diferentes países.
A BAMUN é um marco para a educação pública na Bahia, sendo o primeiro estado do país a oferecer simulações da ONU de forma presencial e gratuita para estudantes da rede estadual. Desde o início do projeto, em 2021, a iniciativa já impactou diretamente cerca de 600 jovens através de edições estaduais e territoriais, como a Meet Model United Nations (MeetMUN) e a Chapada Model United Nations (ChapaMUN).
Durante o evento, 16 comitês discutiram temas diversos, incluindo o processo de independência do Brasil na Bahia, o conflito entre Rússia e Ucrânia, a crise humanitária no Sahel e os impactos da automação no mercado de trabalho. Um dos principais destaques foi o comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas, que revisou as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, alinhando os debates ao tema central da BAMUN 2024: a Agenda 2030 das Nações Unidas.
O evento patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia proporcionou aos estudantes uma experiência rica em desenvolvimento de habilidades como oratória, resolução de conflitos, compreensão da política internacional e atuação diplomática. Além disso, a BaMUN promoveu a troca de experiências e contatos entre estudantes de diferentes regiões do estado, fortalecendo o intercâmbio educacional e cultural.
A organização da III BAMUN contou com a colaboração de três consultores especializados em simulações da ONU e seis técnicos da Secretaria da Educação. O evento foi estruturado em três secretariados: acadêmico, relações públicas e administrativo, envolvendo estudantes e egressos da rede estadual, bem como a equipe técnica da Secretaria de Educação.




