Megaoperação conta com 170 policiais atuando em cinco estados
A advogada e influenciadora Deolane Bezerra foi presa, na manhã desta quarta-feira (4), em operação deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco. O mandado foi cumprido no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. As informações são da CNN e do G1.
Segundo a corporação, Deolane foi encaminhada ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, na Zona Oeste na cidade. Outros 18 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão foram expedidos no Recife, Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel (PR), Curitiba e Goiânia.
Solange Alves Bezerra Santos, mãe da influenciadora, também foi presa. A informação foi confirmada por Dayanne Bezerra, irmã de Deolane, que utilizou as redes sociais para informar sobre a ação policial.
Segundo Dayanne, os mandados de prisão preventiva foram cumpridos pela Polícia Civil de Pernambuco, que também realizou uma busca e apreensão na residência da família em São Paulo. A operação, batizada de Integration, também incluiu ordens de sequestro de diversos bens de luxo, como carros, imóveis, aeronaves e embarcações.
Houve ainda o bloqueio de ativos financeiros no valor de mais de R$ 2,1 bilhões, entrega de passaporte, suspensão do porte de arma de fogo e cancelamento do registro de arma de fogo.
Mãe e filha foram levadas para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), localizado no bairro de Afogados, na Zona Oeste da capital pernambucana.
As investigações dos agentes tiveram início em abril de 2023 e contaram com a colaboração da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), e das polícias civis dos estados de São Paulo, Paraná, Paraíba e Goiás. 170 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, das Polícias Civis de Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Paraná e Goiás estão envolvidos na operação.
As investigações contaram com o apoio da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Ao todo, estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão contra os suspeitos de envolvimento no esquema, todos foram expedidos pelo Juízo da 12ª Vara Criminal da Comarca de Recife.
Ainda de acordo com Dayanne Bezerra, a operação policial pode estar relacionada com a patrocinadora master do Esporte Clube Bahia, a empresa Esportes da Sorte.
“Até o momento, o que nós sabemos sobre isso, eu e os advogados, é que é um processo relacionado a empresa Esportes da Sorte. Ainda não sabemos o real motivo disso, mas sabemos que essa é uma empresa que atua em todo Brasil com diversos influencers e emissoras de televisão”, disse em pronunciamento na internet.
Conforme apurado pelo site Poder360, o CEO da plataforma de apostas Esportes da Sorte, Darwin Henrique da Silva Filho, é um dos alvos da megaoperação que prendeu Deolane e a mãe. O empresário Darwin Henrique da Silva, pai do CEO da plataforma, também é procurado.
A empresa é patrocinadora das equipes do Corinthians, Bahia, Athletico Paranaense, Palmeiras (Feminino), Ceará, Santa Cruz, Náutico e ABC de Natal, além do Grêmio.
Ainda de acordo com a publicação, a Esportes da Sorte também firma parcerias com influenciadores como Carlinhos Maia, MC Daniel, Michel Teló, Virgínia e Jojo Toddynho.