5 instituições de Salvador receberão as atividades incluindo acessibilidade e monitoria pedagógica PCD
Em uma ação voltada para o desenvolvimento social e educativo de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, o Chegança Atelier Cultural, em parceria com a Cria Criança Editora, lança a primeira edição do “Clubinho da Lua” na quinta-feira (29) às 9h na Hora da Criança, no bairro do Rio Vermelho. Este projeto inovador visa estimular a leitura e a criação literária entre o público infantil, reforçando a importância da inclusão social e do acesso à cultura desde cedo.
O cronograma de atividades, que se estende até o dia 21 de setembro e contempla 5 instituições que trabalham com a infância e juventude, inclui:
Vivência Literária “Você Também Pode Ser um Autor Mirim”: Uma oficina que tem como objetivo mostrar às crianças que elas também podem criar suas próprias histórias, cultivando a autoconfiança e a capacidade de expressão.
Leitura Encenada do Livro “A Menina que Morava no Hotel de Cabeça para Baixo”: A obra da autora Luiza Meireles ganha vida através de uma leitura encenada pelas atrizes do Chegança Atelier: Manu Santiago e Ana Mendes. Proporcionando às crianças uma experiência imersiva que reforça o poder da narrativa.
Oficina de Escrita Literária “Um Esqueleto para Sua História”: Uma oficina prática que ensina os jovens participantes a estrutura básica de uma história, ajudando-os a transformar suas ideias em narrativas coerentes e envolventes.
O “Clubinho da Lua” é um ciclo de atividades artístico-educacionais especialmente desenhadas para estimular a criatividade e o gosto pela literatura nas crianças. Com atividades planejadas para envolver e inspirar os pequenos, o projeto se propõe a criar um ambiente onde a imaginação pode florescer, e onde cada criança é incentivada a descobrir o autor que existe dentro de si.
“A realização do Clubinho da Lua por diversos territórios de Salvador permitirá compreender, ainda mais, a importância da arte no processo de desenvolvimento das infâncias. Levar a literatura e o teatro para essas crianças servirá como impulsionamento criativo para que esses pequenos utilizem novas ferramentas de leitura de mundo”, contou Ana Mendes, idealizadora, gestora e contadora de história.
A jovem autora Luiza Meireles é uma protagonista nesse processo. Com apenas 8 anos, Luiza já havia publicado seu primeiro livro infantil, e desde então, continuou a trilhar uma trajetória promissora. Hoje, aos 12 anos, ela já lançou novas obras e soma participações em diversas edições de feiras e festivais literários espalhados por distintos territórios do país. Sua presença no “Clubinho da Lua” inspira as crianças a acreditar que, independentemente da idade, todos podem contar suas histórias e fazer parte do mundo literário.
“Quero mostrar para outras crianças o prazer que há na leitura e na criação de nossas próprias histórias”, contou Luiza Meireles.
Essas atividades, cuidadosamente elaboradas, têm como objetivo não apenas despertar o interesse pela leitura, mas também promover o desenvolvimento psicológico e a autoestima das crianças, mostrando-lhes que a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de expressão e transformação social.
“A realização do Clubinho da Lua é extremamente significativa porque oferece às crianças não apenas a oportunidade de se espelharem em uma jovem autora como Luiza, mas também de acreditarem que elas próprias podem realizar seus sonhos e criar suas histórias. O projeto proporciona tanto o contato com a trajetória inspiradora de Luiza quanto a chance de cada criança produzir suas próprias narrativas. Isso é poderoso porque dá às crianças as ferramentas e a confiança necessárias para se tornarem criadoras, mostrando-lhes que o que elas fazem é valioso e capaz de transformar suas vidas”, afirma Juliana Medeiros, Editora da Cria Criança Editora.
A produtora Chegança Atelier Cultural e a Cria Criança Editora acreditam que investir no fomento à leitura em espaços de vulnerabilidade social é um passo essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. O “Clubinho da Lua” surge como uma resposta a essa necessidade, buscando, através da literatura, plantar sementes de esperança e mudança nas novas gerações. Além disso, todas as atividades contarão com a inclusão de intérpretes de Libras e monitoria pedagógica para o acompanhamento de crianças atípicas, garantindo acessibilidade e um ambiente inclusivo para todos os participantes.
SERVIÇO
O quê: Lançamento da 1ª edição do Clubinho da Lua e ciclo de atividades
Quando: de 29/08 a 21/09
Onde: Hora da Criança – Rio Vermelho
Escola Estadual Professora Mariinha Tavares – Pernambués
Fundação Cidade Mãe – Rio Vermelho
Escola Estadual Francisco da Conceição Menezes
Fundação Cidade Mãe – Saramandaia
Atividades: Vivência Literária, Leitura Encenada, Oficina de Escrita Literária
“Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.”