...

Portal UMBU

Preto, a cor do rock

Sister Rosetta Tharpe, a mãe do gênero musical | Foto: Divulgação

Como diria Christiane Torloni, “hoje é dia de rock, bebê”. O gênero musical tem um dia para chamar de seu, celebrado neste sábado, 13 de julho. Apesar de, por muito tempo, ser associado à rostos brancos, esse tal de rock and roll tem raízes na cultura negra estadunidense e acabou se consolidando por volta dos anos 1950.

Com subgêneros que transitam do suave ao heavy, o gênero nasceu da mistura entre jazz, blues, country e folk, tradicionais na comunidade afro-americana da época. Foram muitos os mestres da música que promoveram o ritmo: Little Richard, Jackie Brenston, Chuck Berry e Sister Rosetta Tharpe – sendo os dois últimos considerados o pai e a mãe do rock.

Tharpe nasceu em 1915, no Arkansas, e teve criação religiosa. Unindo os tons metálicos da guitarra ao gospel da igreja, a cantora não demorou para se encontrar musicalmente. Acabou tendo o talento explorado pelo marido, até o divórcio, em 1938, quando Sister Rosetta se mudou para Nova York e assinou um contrato com a Decca Records. A mãe do rock ascendeu rapidamente, se tornando um grande sucesso em pleno contexto da Segunda Guerra, até o fim de sua carreira em 1970.

Chuck Berry é responsável pela canção “Maybellene”, considerada a primeira no gênero rock | Foto: Divulgação

Já Chuck Berry, nasceu em 1926, compôs “Maybellene”, considerada por muitos como a primeira canção de rock’n’roll, segundo o site Antena1. Célebre, Berry foi reverenciado por John Lennon e serviu de inspiração para Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan e outros artistas. Escute a faixa:

Os feitos de Chuck e Sister Rosetta, embora tenham explicitado a razão do preto ser a cor do rock, ficaram encobertos pela predileção do público norte-americano por artistas brancos como Elvis Presley, Johnny Cash e Beach Boys, evidenciando a causa do distanciamento do gênero de suas raízes negras. A questão racial envolvendo as paradas de sucesso, compositores e mídia em casos como esse, inclusive, pode ser vista em longas-metragens como a adaptação do teatro “Dreamgirls: Em busca de um sonho” (2006), o remake musical “Hairspray – Em busca da fama” (2007) e “Cadillac Records” (2008).

No Brasil, o gênero musical é reconhecido por nomes de peso como a baiana Pitty, a saudosa Rita Lee e grupos como Raimundos, Barão Vermelho, Titãs, Paralamas do Sucesso e Ratos de Porão. Mas é válido reiterar a influência dos nomes de Jorge Ben Jor, com seu samba-rock, Baby Santiago, artista negro da primeira geração do rock nacional e grupos como Devotos, Inocentes, Black Pantera e Punho de Mahin, que retomam a origem negra do rock.

Baby Santiago é considerado o Chuck Berry do Brasil, fazendo parte da primeira fase do gênero no país | Foto: Reprodução

Para quem se programa para aproveitar a data em Salvador, há eventos previstos o dia. Confira:

Adelmo Assmar no Shopping da Bahia

Em celebração ao Dia Mundial do Rock, no dia 13 de julho, o Shopping da Bahia preparou programação musical que será realizada neste final de semana, a partir das 18h, com apresentação de Adelmo Assmar, com canções do pop-rock nacional.

Salvador Rock Festival

Nos dias 13 e 14 de julho, o Salvador Rock Festival, no estacionamento do Jardim de Allah, promete duas noites de puro rock ‘n’roll com 18 bandas. Destas, 17 já foram anunciadas e uma atração será surpresa. O evento será às 15h e a entrada custa 2kg de alimentos. Confira as atrações confirmadas.

13/07: Hardcall (Cover do CPM22), Agrestia, Jany, Vernal, Espinhos e Rosa, Renato Coelho, Rafa Luz (Cover do Raul Seixas), Professor Doidão e Os Aloprados, Gaiabeta

14/07: Like a Suicide (Cover do Guns N’ Roses), Metal Master (Cover do Metallica), Bruma, Pastel de Miolos, Act of Revenge, Síndrome-K, Nice Guys (Cover do Green Day), Imaginera (Cover do Nightwish)

Rock Real Cover Festival

No sábado, 13, dia mundial do Rock, será lançado o Rock Real Cover Festival 2024, no Rio Vermelho. A partir deste ano, o festival introduz bandas autorais no concurso. As bandas Favourite Monkeys Cover, Jorge King Cobra (cover do AC/DC) e Mulher Barbada (cover de Los Hermanos) trarão um gostinho do que esperar dos três dias temáticos do festival.

O evento contará com performances ao vivo das três bandas que simbolizam os dias temáticos do festival. Durante o evento, serão anunciados os detalhes do concurso de bandas autorais, incluindo como se inscrever e os prêmios envolvidos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo