Iniciativa é promovida pela Youpper Insights em parceria com a Umbu Comunicação & Cultura
O mercado baiano de comunicação, propaganda e marketing está mobilizado para uma importante iniciativa: o Censo Diversidade Bahia 2024. Organizado pela Youpper Insights, em parceria com a Umbu Comunicação & Cultura, o levantamento visa ampliar a diversidade e a inclusão profissional no setor. A pesquisa, disponível em Censo Diversidade Bahia até domingo (14), busca identificar e analisar o perfil dos profissionais de comunicação, considerando aspectos como gênero, raça, orientação sexual e deficiências físicas.
Com uma abordagem qualitativa e quantitativa, o Censo Diversidade Bahia 2024 foca em profissionais das áreas de mídia, atendimento, planejamento e comercial. Os dados coletados serão fundamentais para a formulação de políticas e ações afirmativas que promovam a diversidade e valorizem as diferentes vozes no setor. Os resultados serão divulgados a partir de 25 de julho, proporcionando uma visão abrangente e detalhada do panorama atual.
Iniciado no mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a pesquisa pretende fortalecer o campo da empregabilidade na comunicação baiana, oferecendo uma compreensão mais clara sobre a diversidade de profissionais que se dedicam a comunicar e inspirar. Diego Oliveira, CEO da Youpper, destaca que
“a realização do censo de diversidade é fundamental para o mercado baiano pois permite identificar e valorizar a pluralidade de perfis, experiências e talentos existentes na região. Com dados concretos, é possível promover a inclusão, equidade e representatividade, impulsionando a economia local e fortalecendo a diversidade como um diferencial competitivo.”
Mirtes Santa Rosa, sócia-diretora da Umbu Comunicação & Cultura, ressalta a importância da iniciativa: “É um passo audacioso em direção a um futuro em que todos tenham espaço, voz e oportunidades”. A organização, conhecida por seu foco em inclusão e antirracismo, vê o censo como uma ferramenta vital para entender melhor a representatividade e a inclusão desses grupos no mercado de trabalho.
A realização da pesquisa de diversidade é fundamental para o mercado baiano, pois permite identificar e valorizar a pluralidade de perfis, experiências e talentos existentes na região. A jornalista Suely Temporal, também colaboradora do projeto, acrescenta:
“Considero essa uma iniciativa de suma importância porque é necessário conhecer o perfil dos profissionais que atuam no mercado da comunicação na Bahia e, com isso, mensurar até que ponto esse mercado pratica a inclusão, a diversidade e o antirracismo de fato.”
A participação no Censo Diversidade Bahia 2024 é anônima e a pesquisa pode ser respondida online acessando: https://w.onthego.chat/censo-diversidade-ba/ext .