...

Portal UMBU

Consumidores perdem quase 4% do poder de compra por conta da reduflação, diz estudo

Produtos como chocolates, biscoitos, óleo e sabão em pó são alguns dos que sofreram com a reduflação

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os consumidores baianos têm passado por uma situação quase que imperceptível quando vão até o supermercado fazer suas compras. Isso porque, muitos produtos têm sofrido reduflação. O que significa que o mesmo produto tem diminuído de tamanho, mas o preço tem se mantido o mesmo, ou até mais caro. De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro Planejamento e Tributação (IBPT), a reduflação tem reduzido o poder de compra do brasileiro em quase 4%.

Produtos como chocolates, biscoitos, óleo e sabão em pó são alguns dos que sofreram com a reduflação. Em 2023, segundo pesquisa feita pela Consultoria Horus, a barra de chocolate costumava ter cerca de 140 gramas. O sabão em pó, a caixa pesava um quilo. São alguns exemplos dos produtos que sofreram a reduflação.

Alcyr de Castro, Gerente de Projetos do IBPT, conversou com a Tribuna da Bahia e explicou como o consumidor pode identificar a reduflação. “Existe em vigência a Portaria 392/2021 do Ministério da Justiça que estabelece que em caso de alteração na quantidade vendida em uma embalagem, o consumidor deve ser informado da alteração na própria embalagem, por no mínimo seis meses, portanto a atenção do consumidor com relação às informações contidas na embalagem é fundamental”, pontuou Alcyr à reportagem da Tribuna da Bahia

Questionado se há alguma regularização que possa controlar ou informar melhor os consumidores sobre a reduflação. O gerente do IBPT salientou que as relações de consumo possuem uma fragilidade, mas destacou que há um Projeto de Lei 6.122/2023 tramitando e uma vez aprovado, traria menores impactos aos consumidores ou até mesmo, inibiria parte dessa conduta.

Fonte: Tribuna da Bahia

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo