Os interessados devem realizar as inscrições, que funcionam em duas etapas: via internet e presencial

As inscrições para o programa IngreSSar que oferta 1 mil vagas gratuitas em cursos preparatórios de Salvador para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, começam na próxima segunda (17/6) e permanecem até o dia 28 de junho.
Os interessados devem realizar as inscrições, que funcionam em duas etapas: via internet e presencial. Pela internet, o candidato deve acessar o site do IngreSSAr e preencher o formulário de inscrições.
Já a etapa presencial acontece por meio de entrega de documentação original e cópia autenticada, no período das 9h às 17h, na sede da SPMJ, localizada na Avenida Estados Unidos, 397, Condomínio Cidade do Salvador, 5º andar, no Comércio.
REQUISITOS:
Podem participar do IngreSSAr jovens entre 16 e 29 anos de idade que estejam inscritos no Enem 2024;
Matriculados no 3º ano do ensino médio da Rede Pública de Ensino ou bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio;
Matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos) equivalente ao 3º ano do ensino médio;
Egressos do 3º ano do ensino médio da Rede Pública de Ensino ou bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio;
Egressos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) equivalente ao 3° ano do ensino médio;
Possuir cadastramento no Cadastro Único e ser integrante ou não de famílias beneficiárias no Programa Bolsa Família;
Ser residentes de Salvador ou estudantes da rede pública de ensino do município.
DOCUMENTOS:
A inscrição só será validada após a entrega do original e cópia dos seguintes documentos:
Solicitação de cadastramento, assinado pelos pais ou responsáveis, em caso de candidato menor de idade;
RG e CPF; comprovante de residência;
Comprovante de conclusão do ensino médio, para os egressos do ensino médio;
Atestado de escolaridade, para os alunos que estejam cursando o 3° ano do ensino médio; ou declaração de que estudou como bolsista integral, ensino médio, na rede particular de ensino, para quem estudou em colégio particular.
Comprovante de que é integrante de família beneficiária no Programa Bolsa Família, para o candidato que for integrante, disponível em portal online, ou na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).
Autodeclaração étnico racial, para quem se declarar afrodescendente
Declaração para pessoa com deficiência; declaração para integrantes dos projetos sociais da Fundação Cidade Mãe (FCM), Sinaleiras e Cidadão Aprendiz, emitidos pelas devidas instituições.