...

Portal UMBU

PIB do Brasil sobe 0,8% no 1° trimestre de 2024 puxado por comércio, diz IBGE

O crescimento foi puxado, sobretudo, pelo setor se serviços, que teve uma alta de 1,4% no período

Foto: Instituto Fecomercio/Divulgação

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil subiu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (4). Em valores correntes, a economia brasileira acumulou R$ 2,7 trilhões entre janeiro e março.

O crescimento foi puxado, sobretudo, pelo setor se serviços, que teve uma alta de 1,4% no período. A agropecuária também cresceu, registrando variação positiva de 11,3%. A indústria, porém, apresentou leve queda de 0,1%.

Dentro do setor de serviços, o destaque do trimestre ficou com o Comércio, que avançou 3% entre janeiro e março. Além disso, os segmentos de Informação e Comunicação e Outras atividades de serviços também tiveram crescimento, de 2,1% e 1,6%, respectivamente.

O resultado veio em linha com as expectativas do mercado financeiro e com as estimativas do Governo Federal.

“É um PIB que veio forte, conforme a previsão da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Aliás, veio exatamente igual a previsão que nós tínhamos de 0,8. Nós continuamos mantendo a projeção de crescimento para o ano na casa de 2,5%. Aliás, a maioria das casas estão revendo o PIB brasileiro para cima. Nós inicialmente imaginamos um crescimento de 2,2%.Já refizemos as contas para 2,5%. Com ainda uma pequena incerteza, que é o impacto do ocorrido no Rio Grande do Sul sobre o crescimento econômico e sobre as contas nacionais, então temos ainda uma avaliação a ser feita, que está em curso, com o fechamento do mês de maio e que nós vamos divulgar ao longo do mês para tentar isolar o problema de saber quanto que ele vai impactar a economia nacional. Levando em consideração que a economia gaúcha representa alguma coisa em torno de 7% da economia nacional, então ela é relevante para o Brasil. Mas o crescimento econômico do primeiro trimestre veio bastante alinhado com as projeções do Ministério da Fazenda, com destaque para o aumento dos investimentos, que começaram a reagir: o aumento do consumo, do poder de compra das famílias e a redução da taxa de juros.”, diz Fernando Haddad, ministro da Fazenda.

Em relação ao primeiro trimestre de 2023, a economia brasileira cresceu 2,5%, também como uma consequência positiva do setor de serviços. Em 2023, o PIB cresceu 2,9% e somou R$ 10,9 trilhões, em termos nominais, o que voltou a colocar o Brasil no grupo das 10 maiores economias do mundo.

A deputada federal, Erika Hilton (PSOL) comemorou os resultados positivos da economia brasileira. “O dado surpreende, em apenas um ano e meio de Governo @‌LulaOficial, o Brasil saiu da 11ª posição e superou a Rússia, Canadá e Itália para se tornar a 8ª economia global”, escreveu a parlamentar na rede X.

Fonte: G1

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo