Filme é baseado na obra “Sobre os ossos dos mortos”, da escritora polonesa Olga Tokarczuk
A noite de quinta-feira (23) foi de suspense na Saladearte Cine Daten, do Paseo Itaigara. Com edições do livro “Sobre os ossos dos mortos”, os espectadores se reuniram para assistir o longa-metragem polonês “Rastros”, adaptação da obra literária da escritora Olga Tokarczuk, em mais uma edição do Cine Literatus.
A história segue uma professora aposentada que reside em uma remota região da Polônia e gasta seu tempo, entre outras coisas, sabotando armadilhas para impedir a caça de animais silvestres. Às voltas com uma série de crimes misteriosos cometidos na região em que mora, a idosa está convencida de que sabe quem ou o que é o assassino.
O livreiro Heider de Assis, um dos organizadores do evento falou sobre a escolha do filme. “Eu diria que “Rastro”, assim como o livro que inspirou o filme, é uma obra bastante inclassificável, que mistura habilmente esoterismo, misticismo e ecologia. A ideia de trazer esse título para o debate, parte de um desejo, insuflado pela escrita pulsante de OlgaTokarczuk, de questionar a nossa relação sistêmica com o universo, com a humanidade, com a natureza e principalmente com os animais”, disse.
Na produção de suspense, são abordados temas como humanidade, caça, injustiça e direitos dos animais que se interligam numa história de crime e investigação. Presente na sessão, o comerciante Fernando Guimarães contou à reportagem do Portal Umbu, antes do filme começar, quais eram as expectativas para a produção.
“Eu não li o livro antes, mas o filme me parece muito interessante e é uma história que dialoga com um momento que a gente está vivendo. Eu acredito que vai ser bastante enriquecedor”, comentou.
Pela segunda vez em uma sessão do Cine Literatus, a advogada Luciana Lordelo compartilhou suas opiniões sobre a obra enquanto adaptação. “O filme me pareceu muito fiel ao que a escritora expõe no livro. É interessante você imaginar, lendo, e chegar aqui, no cinema, e perceber o quanto é semelhante, o quanto ela consegue criar essa essa imagens através da escrita”.
“O livro traz uma temática diferente do que eu costumo ler e, também por isso, foi extremamente interessante ter essa essa experiência. O Cine me estimula bastante a ler mais”, concluiu.
SOBRE O CINE LITERATUS
O Cine Literatus é um projeto idealizado pelo premiado livreiro Heider de Assis e o poeta George Lima. Um cineclube em forma de conversa sobre cinema e literatura que traz para o centro do debate filmes baseados em obras literárias, realizado com apoio da LDM, do Circuito Saladearte e da Umbu Comunicação & Cultura.
Com apuração do jornalista Jadson Luigi