Espetáculo ‘Katendê e o Novo Rei’ estreia na Casa de Castro Alves, no dia 13 de abril, com Vovó Cici, Rick Carvalho e Mario Omar. A apresentação será às 16h na Casa de Castro Alves (R. do Passo, 52 – Santo Antônio, Salvador – BA). Os ingressos estão esgotados, mas o público poderá conferir o espetáculo em novas datas que ainda serão anunciadas (sem a presença de vovó Cici).

No espetáculo, Vovó Cici e Mario Omar trazem a narração ancestral da narração de histórias, unindo o contemporâneo e o tradicional. Rick Carvalho, por sua vez, é músico e pesquisador dos instrumentos africanos.
Mario Omar é capoeirista de angola, pesquisador da cultura popular e da tradição oral, brincante e fazedor de histórias. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia; é formado em teatro e dramaturgia pela Instituição de Ensino Polo de Atores e Dramaturgia de Lauro de Freitas; pesquisador no Grupo de pesquisa em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH/UNEB) e facilitador no curso de extensão em Contação de Histórias (UNEB Lauro de Freitas).
Mestra griô Vovó Cici mantém vivas as tradições afro-brasileiras através da contação de histórias. É doutora Honoris Causa pela Universidade federal da Bahia; cotada como maior contadora de histórias do século 20.
Sinopse:
O encontro das histórias antigas com os ouvidos novos é o retrato fiel de que a tradição e a contemporaneidade podem andar juntas para termos dias melhores. Através de tons suaves de voz e traços repletos de movimento do som da Kora (instrumento africano), o contador de histórias narra o caso de um comunidade que precisava de um rei, entre as folhas e muita natureza estava o Senhor Katendê, ele seria o conselheiro da comunidade para que pudessem escolher um rei justo.
Em um delicado jogo de significados e sentidos ancestrais, quem escuta essa história percebe a poesia do verde nas folhas. A ousadia do título aposta no louvor a Katendê e na tradição oral do Mali, África.