Prorrogação de ofertas do Desenrola é válida para Faixa 1 do programa

O programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil, antes com término previsto para este domingo (31/3), teve o prazo prorrogado até dia 20 de maio. A decisão do governo federal foi publicada no Diário Oficial da União e contempla cidadãos inadimplentes com renda de até 2 salários mínimos.
Voltada exclusivamente para a Faixa 1, a medida atende também pessoas inscritas no CadÚnico e que tenham dívidas de até R$ 20 mil. A nova prorrogação de 50 dias é a segunda do programa, que tinha previsão de encerramento para dezembro de 2023 e posteriormente, março de 2024.
A justificativa da prorrogação seria o aumento da procura após a unificação do Desenrola com os aplicativos de bancos, do Serasa Limpa Nome e o Caixa Tem. Os débitos do programa também passaram a ser renegociados nas agências dos Correios no começo de março.
Segundo o último balanço do Ministério da Fazenda, até agora 14 milhões de pessoas renegociaram cerca de R$ 50 bilhões em dívidas. No início do programa, o governo estimava que cerca 30 milhões de pessoas poderiam ser beneficiadas pelo programa.
Os descontos na plataforma do Desenrola são de 83%, em média; e em alguns casos chegam a ultrapassar 96%. Os pagamentos podem ser à vista ou parcelados, sem entrada e com até 60 meses para pagar.
Mais de 700 empresas participam do mutirão, entre bancos, financeiras, comércio varejista, operadoras de telefonia, concessionárias de água e de energia.
Para acesso ao Desenrola diretamente pela plataforma desenrola.gov.br é necessário ter uma conta GOV.BR. No entanto, a conta não é necessária pelos canais parceiros.
Com informações de Agência Brasil




