...

Portal UMBU

Dos machos feministas na política baiana

Feministos de telão, Justiça sendo feita em briga de terreno, apelões midiáticos e muito mais na coluna desta semana

Jerônimo sincericida

“A minha avaliação significa que o estado não está bom naquela comunidade e eu preciso atuar […] Não vou deixar de mão, de respeitar o que a pesquisa apresenta para a gente”. A pérola é do governador Jerônimo Rodrigues ao ser questionado sobre sua rejeição em Salvador. De acordo com a pesquisa AtlasIntel, divulgada na última terça, a desaprovação do governador na capital baiana alcançou 53%. Esse “sincericídio” de Jerônimo me fez lembrar do ex-secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, que era mestre em declarações autodestrutivas… Tão destrutivas que ele desapareceu do mapa depois de entregar o cargo ao inexpressivo Marcelo Werner.

Lula em queda

Quem também não está nada bem em Salvador é o presidente Lula. Na capital, a aprovação dele caiu para 50%. No levantamento feito em dezembro pela AtlasIntel, 57% do eleitorado soteropolitano aprovava a gestão do presidente petista. A queda de 7% em menos de 3 meses acende um alerta e leva para a pré-campanha de Geraldo Júnior à Prefeitura de Salvador um questionamento: o candidato do MDB em Salvador vai insistir na ideia de tentar nacionalizar as eleições municipais?

Picanha sem feijão e arroz

Por falar em Lula, o colunista Leonardo Sakamoto, do Portal UOL, fez uma importante análise sobre a inflação. Se a picanha caiu, em média, 8% nos últimos 12 meses, os preços do arroz e do feijão tiveram alta de 30,72% e 20,11% respectivamente. O presidente precisa sair um pouco dos simbolismos da política, parar de falar sobre a picanha e tentar entender a raiz do problema para sua queda. Além de ter aumentado sua desaprovação em Salvador, também viu a sua avaliação nacional cair. Segundo a mesma AtlasIntel, a aprovação do presidente caiu de 52% para 47%. 

Estética IA

O presidente Lula tem dedicado um tempo importante à produção de fotos com prefeitos e lideranças políticas em suas agendas em Brasília. Muitos fotografados tentarão a reeleição em 2024, por isso o fotógrafo oficial do presidente, Ricardo Stuckert, tem feito malabarismo para garantir o registro após as agendas oficiais no Palácio do Planalto. O que chama atenção, no entanto, é a estética das fotos. Tanta produção, tanto filtro e tanta pose que mais parece foto feita por inteligência artificial. Essa “estética IA” vai na contramão do tipo de conteúdo capaz de engajar as pessoas nas redes sociais. O Brasil vive uma polarização política e outra polarização estética, afinal, a extrema-direita abusa da estética grosseira e de péssimo gosto. 

Reeleição na ALBA

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) iniciou uma ofensiva para se manter na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia. A aprovação da PEC que vai garantir sua reeleição é dada como certa nos bastidores e o deputado conta com o apoio de deputados do PP na articulação para coleta das 47 assinaturas de parlamentares em apoio à Proposta de Emenda Constitucional. 

Cria do Calabar à direita

Quem frequenta os bastidores do Palácio Tomé de Souza sabe que, “na dividida”, o prefeito Bruno Reis sempre esteve colado com o bolsonarismo. Declarou voto em 2018 e fugiu desse debate em 2022, mas sempre esteve ao lado do capitão. Não é à toa que o PL, partido do ex-presidente, desistiu de lançar candidatura do ex-deputado federal João Roma e assegurou apoio à reeleição de Bruno Reis. O anúncio deve ser feito nas próximas semanas, mas o acordo já foi sacramentado e tem como contrapartida o fortalecimento da bancada do PL na Câmara Municipal de Salvador. Que Bruno aprecia o som de um “tá ok”, todo mundo sabe, mas todo mundo também tá cansado de saber que isso é completamente ignorado pelo eleitorado soteropolitano na hora de ir às urnas na hora de escolher o prefeito. 

Denúncia grave

Uma rádio com base na capital baiana repetiu, à exaustão, uma informação que precisa ser vista com lupa e muita atenção pelos órgãos de fiscalização e controle. Segundo a emissora, a venda de um dos terrenos desafetados pela administração municipal era “carta marcada”. ACM Neto seria um dos compradores do terreno, localizado no Corredor da Vitória.

Resposta da Justiça

Depois de muitas críticas a essa operação milionária, estimada em R$ 50 milhões, a 6ª Vara Federal de Salvador determinou a suspensão do leilão do terreno. A decisão respondeu a uma medida de urgência requerida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA). A venda, supostamente com cartas marcadas, aconteceria nesta sexta-feira (15). 

Arrogância

A autoestima elevadíssima de Bruno Reis, fruto de uma declaração antiga da cantora Anitta, somada aos altos índices de aprovação, levaram o prefeito Bruno Reis a uma condição de soberba que está assustando até seus assessores mais próximos. O gestor municipal está tão confiante que já está sendo chamado de “trator”. Tem ouvido cada vez menos sua equipe e agido de forma intempestiva e até grosseira em entrevistas à imprensa. “Lamento a decisão do Poder Judicial, vamos recorrer e ter uma certeza que, ao final, depois de todos os pontos esclarecidos, porque há muito fake news em relação a área de proteção ambiental”, afirmou o prefeito sobre a decisão da JUSTIÇA em suspender a venda dos terrenos. Tudo dito no tom soberbo que tem marcado suas aparições públicas mais recentes.  Prefeito, a galera já está  se inteirando sobre educação midiática, então tem que baixar o tom porque já tá todo mundo ligado no movimento das fake news.  Depois, quando surgir um perfil igual ao do prefeito Netinho no facebook não reclame #PrefeitoBruninho #SoberanoBruninho

Imagem: Reprodução
Alegria não enche barriga

Do outro lado, o vice-governador Geraldo Júnior acha que sorriso no rosto e uma suposta simpatia com a população são suficientes para enfrentar o atual prefeito nas eleições de Outubro. Alguém avisa ao pré-candidato de Jerônimo Rodrigues para a Prefeitura de Salvador que precisa de conteúdo e estratégia. Simpatia não enche a barriga de ninguém. 

Lideranças

Enquanto o vice-governador distribui simpatia, o prefeito Bruno Reis retoma lideranças comunitárias que estavam na base do governador Jerônimo. A reconquista dessas lideranças deveria ser alvo do Tribunal de Contas do Município e do Tribunal Regional Eleitoral, mas todo mundo faz vista grossa. No fundo, todo mundo sabe como é que se conquista uma liderança comunitária em ano eleitoral na capital baiana. 

Mulher? Nem como coadjuvante 

Ao que tudo indica, o vereador Silvio Humberto (PSB) vai ser o vice de Geraldo Junior nas eleições deste ano, ou seja, não tem espaço para as mulheres da esquerda nem como coadjuvante. O quadro de mulheres na política baiana é qualificadíssimo, mas cadê espaço nos lugares de poder? Com a palavra, a militância esquerdista que adora falar de feminismo e de mais mulheres na política.

Que saudade de minha ex

Por falar em mulher na política, que saudade da minha ex-senadora Lídice da Mata. A deputada federal pelo PSB fez aniversário e motivou muitos vídeos e parabenizações dos machos feministas da política baiana. Gravar vídeo, eles até gravam, mas dar espaço na política que é bom… nada!

Atraso ingrato

Com o perdão do trocadilho, mas a coluna hoje atrasou algumas horinhas porque a colunista que vos escreve foi visitar uma amiga na Rua da Gratidão, em Piatã, e pegou aquele engarrafamento de horas que todo mundo enfrenta nos horários de pico. Nem a TV Bahia teve como esconder o problema no trânsito da região, que é ignorado há anos pela Prefeitura de Salvador. A preocupação é garantir IPTU e autorizar cada vez mais empreendimentos imobiliários em Salvador. O trânsito a gente vê depois. Ou nunca.

Influencer

A gente sabe que os secretários e secretárias de Estado precisam abraçar pautas importantes, como o combate à Dengue, mas é legal quando não força a barra. Não bastava fazer o alerta sobre os cuidados que devem ser tomados. Tem que colocar a cara na tela, fazer camisa, gravar vídeo ensinando a enfrentar o AEDES e por aí vai…

Começou a flopar

O ex-prefeito ACM Neto insistiu tanto na estratégia de atacar o governo Jerônimo nas redes sociais que agora parece ter cansado seus seguidores. O vídeo mais recente postado em seu Instagram, onde critica, mais uma vez, a violência na Bahia, atingiu organicamente 58 mil seguidores e cerca de 3 mil curtidas. Antes, esses vídeos ultrapassavam facilmente o marco de 500 mil visualizações. De duas, uma: parou de investir em tráfego pago ou realmente cansou os seguidores.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo