...

Portal UMBU

1ª edição do evento Prosa Com Elas em 2024 vai abordar a economia do cuidado

Encontro vai abordar oportunidades e desafios para mulheres empreendedoras e redes de proteção e apoio

No Mês da Mulher, o Conselho Regional de Economia da Bahia, em parceria com os programas Sebrae Delas e Bem Viver, do Sebrae Bahia, promovem a primeira edição do Prosa Com Elas em 2024.

O evento de estreia da temporada acontece no dia 22 de março, das 9h às 11h30, e traz o tema: Economia do Cuidado. O encontro vai abordar oportunidades e desafios para mulheres empreendedoras e redes de proteção e apoio.

Entre os convidados desta Prosa estão os Diretores do Sebrae Bahia, na abertura, Mariana Viveiros, coordenadora de disseminação de informação do IBGE, Verônica Ferreira Silva dos Santos, professora da UEFS, doutora e mestre em Economia pela UFBA, Fernanda Silva Lordelo, advogada, Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude – SPMJ e Josy Nascimento (CRP-03/21478), Psicóloga Clínica Comportamental. A mediação do bate-papo será conduzida pela presidenta do Corecon-BA e Gerente Adjunta do Sebrae BA, Isabel de Cássia Ribeiro.

Dados

Segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais 2023, estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 2,5 milhões de mulheres deixaram de trabalhar para cuidar de parentes ou se dedicar as tarefas domésticas.

Outras 553 mil mulheres que procuravam emprego também mencionaram esses fatores como impeditivos

Comparando com os homens que saíram do mercado pelo mesmo motivo e não procurava emprego foi de 80 mil. Esse número não chega nem 4% do total de mulheres na mesma situação. 420 mil desses homens alegaram problemas de saúde.

Entre aqueles que queriam trabalhar, apenas 17 mil mencionaram questões domésticas. A alegação mais recorrente, para 356 mil homens, é a de que não havia trabalho na localidade. Entre as mulheres, 484 mil mulheres disseram o mesmo.

Economia do cuidado

Segundo Isabel Ribeiro, presidenta do Corecon e Gerente Adjunta do Sebrae BA, a economia do cuidado ou “work care”, é um termo que engloba as atividades desempenhadas por pessoas que se dediquem a prestar serviços orientados à satisfação de necessidades físicas ou psicológicas de terceiros, bem como à promoção da criação e desenvolvimento de crianças e jovens.,

“Se fosse computado, esse esforço acrescentaria ao menos 8,5% ao PIB (Produto Interno Bruto) do país, segundo pesquisadores do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). No total, incluindo as tarefas executadas por homens, a economia do cuidado representa 13% do PIB”, explica.

“A relevância da exploração do tema economia dos cuidados reside justamente na parcela das atividades não remuneradas, que são invisíveis ao mercado. Quando serviços relacionados ao “care” são remunerados, a sua significância já é naturalmente expressa pelo valor monetário desembolsado por sua prestação”, argumenta Isabel.

Ainda de acordo com a especialista, mulheres com perfil de empreendedoras sociais, alguns dos desafios são a construção de redes de proteção, espaços para creches, escolinhas de bairros, formação de pessoas em curso de enfermagem e cuidadores de idosos para o atendimento nos espaços periféricos onde o poder público não consegue dar conta de suprir as demandas.

“Na maioria das vezes são espaços precários e sem aporte financeiro suficiente para absorver as despesas de manutenção, sequer a remuneração dos profissionais que voluntariamente se colocam à disposição para prestar esses serviços”, diz.

Uma das iniciativas do Poder Público apontadas por Isabel que tem auxiliado nesse sentido é a Casa da Mulher Brasileira, que oferta cursos gratuitos para qualificar mulheres empreendedoras sociais.

“O poder público precisa avançar muito para oportunizar a pessoas que estão na economia do cuidado sem remuneração. Além de não obter remuneração pelos serviços prestados, mesmo que seja para os seus familiares, essas pessoas perdem a oportunidade de dar maior significado e significância para as suas vidas, pois interrompem os estudos e não encontram oportunidades para desenvolver uma carreira profissional no mercado de trabalho”, diz.

“O desafio é monumental precisamos discutir saídas para essa enorme problemática social”, conclui.

As inscrições para o evento Prosa com Elas: Economia do Cuidado são gratuitas e com vagas limitadas. O evento conta com certificado.

Prosa Com Elas: Economia do Cuidado 🗣️
Data: 22/03/2024 / Horário: Das 9h às 11h30
Local: Auditório do Sebrae Bahia. Civil Tower, Torre Cirrus – Rua Arthur de Azevêdo Machado, 1.225 – Costa Azul, Salvador – BA, 41770-000
Inscrições: https://forms.gle/pbBJX3ZSpLawCckG8

Foto: William Fortunato/Pexels

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo