...

Portal UMBU

UMBUZADA POLÍTICA

Cenário político de Salvador e do estado da Bahia são analisados com descontração, mas sem perder a oportunidade de fazer valer o gostinho agridoce de seu fruto preferido

Resenhas com Umbuzada é uma coluna de Política do Portal Umbu. Assinada pela heroína histórica Maria Quitéria, a produção traz análises e reflexões sobre o cenário político de Salvador e do estado da Bahia com descontração, mas sem perder a oportunidade de fazer valer o gostinho agridoce de seu fruto preferido.

PC DO B DECORATIVO

Depois de engolir a candidatura de Geraldo Júnior, sepultando assim o sonho de Olívia Santana na disputa pelo Palácio Tomé de Souza, o PCdoB tomou mais uma rasteira dentro do seu próprio grupo político. O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) não conseguiu inscrição para disputar a vaga no TCM graças a uma articulação feita por deputados da base do governo Jerônimo que integram a mesa diretora da Assembleia Legislativa. 

Diante do fato, o PCdoB decidiu “por não comparecer para votar no dia da eleição do conselheiro na Assembleia Legislativa, deixando claro publicamente que não aceitamos a postura desrespeitosa a que fomos submetidos”. Mas no fim da história, será que foi assim mesmo? Quem cede, fica sem sede, é o que dizem.

Tem como desver?

A autoestima de Bruno Reis anda tão elevada que ele acha que vale postar até vídeo de boca aberta em atendimento odontológico. A, digamos, excentricidade foi publicada no perfil do prefeito no Instagram, com o objetivo de anunciar a entrega de um centro odontológico na Federação. Dica de leitura para o Kings: O Pequeno Príncipe, porque o essencial é invisível para os olhos.

GOV sem VDM 

Quem é o VDM do governador? Fico me perguntando se não tem um assessor no governo para alertar que “vai dar merda” quando necessário?! Talvez tenha faltado planejar  ou alinhar com a APLB e a oposição para todo mundo ficar bem entendido sobre a publicação da portaria da “aprovação automática” (que, pasme, não estabelece aprovação automática). Se você existir, está precisando ser mais atuante, viu? 

Na questão da educação, Matheus Buente até tentou ajudar. Engajou bem ao fazer Darcy Ribeiro e Paulo Freire furarem a bolha e serem menos odiados, quase a materialização da utópica “pátria educadora”.

Prefeito cara de concreto

Já que falamos de educação, a reação de professores da rede municipal de educação nas redes sociais evidencia o tamanho da cara de concreto do gestor da cidade e de seu antecessor em relação à portaria publicada pela Secretaria Estadual da Educação.

Os dois gestores também adotaram a estratégia de “estimular” a aprovação de estudantes nas escolas geridas pela Prefeitura de Salvador, a despeito da publicação de portarias específicas. Nessa guerra retórica, o prefeito tirou nota 10 e a cara de concreto que hoje representa a grande caixa de blocos de brinquedo da Xalingo que nossa cidade virou venceu qualquer réplica, tréplica ou o que aparecer de argumentação do “time de Lula” na Bahia. Que esse concreto dure mais que o asfalto da cidade e as árvores que já não se aguentavam mais em pé. Nem assentos preferenciais as coitadas tiveram no BRT.

Governador tenta ensinar

Aliás, foi estranho ver o governador Jerônimo pedindo ajuda a todos os algoritmos e tentando explicar suas intenções por trás da tal portaria. E aqui cabe uma informação apurada pelo Umbu: A PORTARIA DO GOVERNO DO ESTADO NUNCA ESTABELECEU APROVAÇÃO AUTOMÁTICA.

Na Portaria 190/2024, nos artigos 19 e 20, é dito que a progressão parcial é um direito do estudante, assegurado no artigo 24, inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sendo condicionado aos que conseguirem aprovação na primeira unidade letiva, na série seguinte, com no mínimo média 5, que ficam automaticamente dispensados dos estudos correspondentes à dependência.

Se o Governo do Estado não conseguiu, através de posts sistemáticos e planejados, explicar, não sou eu que vou fazer isso. Mas como eu sou da Princesa do Sertão, do entroncamento do Brasil, eu sei que essa discussão tem muitas encruzilhadas possíveis, então só Exu no caminho. Da próxima, talvez seja melhor colocar a portaria para sair na segunda-feira. 

2028 é logo ali 

O vice de Bruno Reis nas eleições deste ano é o candidato natural à sucessão do Pivete do Calabar em 2028? Ana Paula e Léo Prates acreditam que sim, mas estão esquecendo de um detalhe: se ACM Neto sair de mãos abanando das eleições de 2026, ele será o candidato à Prefeitura de Salvador em 2028. Ou você acha que o nosso “mini-querido” vai ficar mais 4 anos sem cargo após uma nova derrota para Jerônimo Rodrigues? Talvez o nepobaby encontre algo para fazer no seu “infinito império particular”, se é que me entende.

Cadê Ana Paula?

Por falar na vice-prefeita, parece que Ana Paula perdeu o palanque que tinha praticamente toda semana em uma certa emissora que segue na luta pela audiência. Mesmo ocupando o cargo de secretária municipal da Saúde, há quem diga, na rádio-corredor, que as aparições nem sempre se justificavam jornalisticamente, mas ela estava sempre lá. De umas semanas para cá, sumiu. Será que virou assunto de (uma) família que entrou no circuito para diminuir a frequência da vice-prefeita na emissora? Se sim, isso pode responder à pergunta sobre a vaga de vice na chapa de Bruno Reis nas eleições de outubro. 

Cabeça nas nuvens

Hoje vale tudo pela visibilidade. Ao comemorar o DIA DO PILOTO DE HELICÓPTERO (por que, gente?), o pré-candidato à prefeitura deixa claro que sua cabeça anda nas nuvens. Seria o prenúncio de uma empreitada inovadora para a mobilidade urbana, como o táxi aéreo de Salvador? Quem sabe, às vésperas da Páscoa, seria a ressurreição do projeto aerotrem, aquele do Levy Fidelix? Os engarrafamentos seriam coisa do passado e o trajeto da Barra para Cajazeiras seria veloz como o vento. 

Mudanças no Governo 

Com a saída de Luiz Caetano para disputar a Prefeitura de Camaçari, é dada como certa a ida de Adolpho Loyola para a Secretaria de Relações Institucionais (Serin). A dúvida que paira no ar é quem vai assumir a Chefia de Gabinete do Governador, hoje sob o comando de Loyola. A aposta da coluna Umbuzada: Adolpho Loyola, homem de confiança de Jerônimo, vai acumular os dois cargos. O motivo: Jerônimo confia nele e acabou.

Se ligue!

Chega ano de eleição e aparece tanto site novo, tanto programa de rádio arrendado que chama atenção até de quem não está atento ao universo da comunicação e da política. Quem menos corre, voa. E é por isso que as burocracias de processos de apuração precisam ser aplicadas para garantir a seriedade da coisa. É isso a credibilidade do nosso jornalismo vai aos ares. Arrasta pra baixo!

Para não dar um nó na cabeça de ninguém, a Umbuzada da semana termina por aqui. Até a próxima batida do Umbu.

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Rodrigues
Roberto Rodrigues
6 meses atrás

Achei muito interessante e lúdico, sem contar que umbu é um fruto delicioso.

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo