...

Portal UMBU

Com muito samba, Bloco Alvorada entra no Circuito Osmar celebrando 49 anos de trajetória

Tema do bloco neste ano foi “O encanto do Samba Junino no Carnaval de Salvador”

Foto: Joabe Reis

No segundo dia de carnaval, no circuito Osmar (Campo Grande), nesta sexta (9), o Bloco Alvorada chegou fazendo rodas de samba na avenida, fazendo a alegria dos foliões ao ritmo da música ‘Isso é fundo de quintal’. Com o tema “O encanto do Samba Junino no Carnaval de Salvador”, celebram 49 anos de existência.

“Hoje é dia de alegria. Este ano, estamos inovando no Carnaval de Salvador, com o tema samba junino, que é a nossa cara, nossa realidade. Tudo, aqui, começou pelos sambas juninos, de rua em rua, porta em porta, no São João. E, hoje, estamos homenageando essas pessoas no Carnaval”, destacou o diretor da ala de canto do bloco, Valdélio França.

Segundo ele, ao longo da sua trajetória, o bloco sempre primou pela matriz africana: “não é à toa que a grande maioria é negro. Nós estamos, também, homenageando os blocos afro”. Confira mais detalhes sobre o desfile do bloco Alvorada aqui.

Neste ano, a ala de canto foi formada por Tiago Dantas (Representa), Valdélio França, Marco Poca Olho, Romilson (Partido Popular), Bira (Negros de Fé) e Arnaldo Rafael (Samba de Cozinha) –, os grupos Vou Pro Sereno (Rio de Janeiro), Burungundun, e Movimento, além dos convidados Aloísio Menezes, Rogério Lima e Roberto Mendes.

Foto: Mirtes Fernanda

Para o folião Gilmar Alves do Sacramento, é um momento muito aguardado do ano. “Um clima de paz, alegria, respeitando a diversidade. É muito legal”, pontuou. Os sentimentos descritos por Gilmar encontram a impressão de Vadinho França, presidente e diretor-geral do bloco, que, em entrevista ao Portal Umbu, declarou que “quando as pessoas procuram o bloco Alvorada, elas não estão vindo para uma entidade de Carnaval, elas vêm para uma família”.

Curtindo a energia contagiante do samba, a foliã Maria Luiza dos Santos participa do bloco desde a sua fundação: “é um bloco que todos têm acesso, com muito samba no pé e alegria”. A acessibilidade do bloco foi confirmada com a venda de todos os abadás para a única noite de Alvorada, que figurou entre outros blocos de samba na noite de sexta-feira.

Tema do bloco em 2024, o Samba junino é um subgênero do samba, que surgiu nos bairros populares da cidade. Derivado do samba de caboclo – feito com atabaques dos ritos afro-religiosos –, o movimento do samba junino tem origem nas festas de terreiros em bairros como Engenho Velho de Brotas, Garcia, Tororó, Federação, fenômeno que, com o tempo, acabou se espalhando pela cidade.

O surgimento data da década de 70, no Engenho Velho de Brotas, berço do samba duro junino, no Terreiro de Jagum, mas atualmente conta com representantes em diversos bairros da capital baiana. A característica principal do subgênero do samba é batida mais acelerada e forte do timbal, marcação e tamborim que são seus instrumentos básicos.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo