De acordo com o reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes, as comemorações deste ano serão especiais pois homenageará o templo religioso construído em 1754
A Festa do Bonfim de 2024 teve início na última quinta-feira (4), com o hasteamento da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim em frente à Basílica Santuário e, devido às comemorações do jubileu dos 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim, contou com celebração de uma missa no mar defronte à Igreja Nossa Senhora da Penha de França no sábado (7).
O objetivo é fazer memória ao período em que a imagem do Senhor do Bonfim ficou por nove anos no templo religioso, enquanto, era construída, no alto da Colina Sagrada, a Mansão da Misericórdia.
Já na quinta-feira (11), acontecerá a tradicional lavagem das escadarias da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim, seguida de uma novena especial com os senadores e deputados federais como paraninfos.
Segundo o site da Basílica do Bonfim, não há registros fidedignos de quando teve início a festa, mas sabe-se que a imagem do Senhor do Bonfim chegou à Bahia há 278 anos pelo capitão de mar e guerra Theodósio Rodrigues de Faria e, após o ano de 1754, o povo da época começou a aderir o ato de lavar a Igreja em preparação para a festa do Senhor do Bonfim, os tempos passaram e ganhou a proporção que temos hoje.
De acordo com o reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes, as comemorações deste ano, que têm como tema “Com Jesus, o amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos”, serão especiais pois homenageará o templo religioso construído em 1754.
“Nós estamos preparando uma programação especial […] Cada noite será realizada uma homenagem destacando uma característica e uma qualidade da Igreja do Bonfim”, disse.
Para o juiz da Devoção do Nosso Senhor do Bonfim, Fernando José Máximo Moreira, os festejos são oportunos para trabalhar em conjunto.
“A programação é longa, são muitos dias, mas é um conjunto de trabalho entre a Devoção, o nosso reitor padre Edson, as instituições públicas, em especial as municipais, que têm sido grandes parceiros nossos, como a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado da Bahia e outros organismos de natureza privada, todos trabalhamos juntos em prol dos devotos do Senhor do Bonfim.”
Em 2024, o juiz da festa será o membro dignitário e 1º tesoureiro da Devoção, Marcus Peleteiro. “Já vemos alguns dias cuidando desta festa que é a novena, que tem o momento da lavagem e o grande dia festivo […] principalmente neste ano que tem como marco a celebração dos 270 anos da Igreja”, destacou.
A programação conta ainda com momentos como uma Missa no mar, a 9ª edição da Caminhada Lavagem de Corpo e Alma e a Procissão dos Três Pedidos, além do programado, nos finais de semana da novena solene (6, 12 e 13 de janeiro), a partir das 18h, acontecerá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após o rito da novena, acontecerá apresentações musicais e culturais. Confira:
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA FESTIVA
Quinto dia – 08/01/2024 | Segunda-feira:
14h: Concentração dos enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com a realização da Santa Missa às 15h.
19h: Quinta noite da novena
Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos e a superar todo tipo de preconceito.” (Jo 4,4-30)
Pregador: Cônego Lázaro Silva Muniz, Reitor do Santuário Coração Eucarístico de Jesus (Igreja de São Raimundo – Salvador)
Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – lugar de experiência do ecumenismo e do diálogo inter-religioso
Paraninfo (s): Dr. João Felipe de Souza Leão (deputado federal) e Dr. José Luiz Sobreira (advogado)
Convidados: Conselho Inter-religioso da Bahia (CONIRB), Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Devoções, Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras existentes na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
Sexto dia – 09/01/2024 | Terça-feira:
14h: Concentração dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística da Arquidiocese de São Salvador da Bahia para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com a realização da Santa Missa às 17h.
19h: Sexta noite da novena
Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos e a não julgar.” (Mt 7,1-6)
Pregador: Padre Edmilson Santos da Costa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó – Paripe
Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Lugar de convivência pacífica com o sincretismo religioso
Paraninfo (s): João Carlos Bacelar Batista (deputado federal), Marcio de Araújo dos Santos (empresário) e Ariosvaldo de Andrade Nunes (empresário).
Convidados: Associações do Bairro de Itapagipe
Sétimo dia – 10/01/2024 | Quarta-feira:
09h: Missa devocional do Santíssimo Sacramento presidida por Dom Marco Eugênio, bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia
19h: Sétima noite da novena
Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, sendo solidários com os mais necessitados.” (Lc 10,30-35)
Pregador: Padre Gabriel dos Santos Filho, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Valéria
Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Lugar onde se cultiva a cultura do encontro
Paraninfo (s): Coronel Aviador Vinicius Guimarães Nogueira (comandante da Base Aérea de Salvador), Dr. Antônio Carlos Cambra (comandante do 2° Distrito Naval)
Convidados: Forças Armadas e de Segurança da Sociedade, Dr. Marcelo
Werner Derschum (Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia), Coronel Paulo José de Azevedo Coutinho (comandante da Polícia Militar do Estado da Bahia) e General André Ribeiro (comandante da 6ª região Militar do Exército)
Oitavo dia – 11/01/2024 | Quinta-feira | Dia da Tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim
07h: Saída da 9ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.
Após a chegada da Caminhada, padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário, transmitirá da janela central do templo religioso uma mensagem e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. Chegando o cortejo das baianas, acontecerá o ritual da lavagem das escadarias da Igreja.
Nono dia – 12/01/2024 | Sexta-feira:
19h: Oitava noite da novena
Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, anunciando a Paz, como fruto do perdão, da reconciliação e da justiça.” (Jo 20,19-23)
Pregador: Padre Alberto Montealegre Vieira Neves, Reitor do Seminário São João Maria Vianney
Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Chamada a ser uma “Igreja” e “hospital de campanha”
Paraninfo (s): Dr. Otto Roberto Mendonça de Alencar Filho (senador) e Dr. José Eduardo Mendonça de Alencar (deputado estadual)
Convidados: Órgãos da Imprensa Baiana
Momento cultural: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após o rito da novena, acontecerá apresentações musicais e culturais.
Décimo dia – 13/01/2024 | Sábado:
19h: Nona noite da novena
Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, como Igreja Sinodal.” (Jo15,1-8)
Pregador: Padre Gilson Magno dos Santos, Capelão da Capela de Nossa Senhora da Vitória – Canela
Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim – Coração da fé do povo católica da Bahia
Paraninfo (s): Dr. André Fufuca (Ministro do Esporte do Brasil), João Carlos Bacelar Filho (deputado federal), Dr. Otoney Alcântara (advogado) e Arnaldo Lessa Silveira (vereador de Salvador)
Convidados: Dr. Arialdo Boscolo (presidente da Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES) e Dr. Francisco Elieser Pimenta de Oliveira (Presidente do Sindicato dos Clubes do Estado da Bahia)
Momento cultural: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após o rito da novena, acontecerá apresentações musicais e culturais.
Dia festivo – 14/01/2024 | Domingo
05h: Alvorada
05h, 06h, 07h30, 09h e 15h: Santa Missa
10h30: Santa Missa Solene presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
No final da Celebração Eucaristica, Dom Sérgio dará a Benção Apostólica com Indulgência Plenária.
Convidados especiais: Dr. Jerônimo Rodrigues Souza (Governador da Bahia e Secretários) e Dr. Bruno Soares Reis (Prefeito de Salvador)
16h: Procissão dos Três Pedidos
Local de saída: Igreja Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares)
Chegando na Colina Sagrada, os fiéis serão convidados a dar três voltas em torno da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, fazendo três pedidos. O momento será finalizado com a benção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.
Foto: Santuário Basílica Senhor do Bonfim



