Lista reúne diferentes gêneros literários como romances, literatura infanto-juvenil e contos
Após as festas de fim de ano, começa a temporada de recesso escolar e do trabalho. Com mais tempo livre, as férias de verão se tornam o momento ideal para quem quer começar ou recuperar o hábito da leitura.
Pensando nisso, a reportagem do Portal Umbu preparou uma lista com cinco indicações de leituras para todos os gostos e idades. Confira:
- Luísa de Maria Adelaide Amaral
Vencedor do prêmio Jabuti, uma das mais prestigiadas premiações literárias do Brasil, “Luísa” é o romance de estreia da dramaturga e romancista Maria Adelaide Amaral. Lançado em 1986, o livro ganhou uma nova edição em 2023, desta vez publicado pela editora Instante. A edição conta com um prefácio escrito por Caio Fernando Abreu e uma carta inédita da própria autora contextualizando o período em que o romance foi produzido.
Na obra, é possível conferir um perfil da personagem Luísa feito por cinco personagens. São eles Raul, o amigo gay; Rogério, o chefe apaixonado; Sérgio, o ex-amante; Marga, a amiga idealista e Mário, o ex-marido.
O livro tem como pano de fundo a São Paulo dos anos de 1970, período em que o Brasil ainda vivia sob a ditadura militar. O cenário principal da obra é a redação de uma revista, onde Luísa e os outros personagens trabalham.
2. Quem Me Leva Para Passear de Elisa Lucinda:
Neste livro, Elisa retoma a história da inquieta e potente personagem “Edite”, apresentada pela primeira vez ao público na obra “Livro do Avesso”. Em “Quem Me Leva Para Passear”, os leitores vão conhecendo o pensamento de Edite que com afeto e humor nos conduz a aprimorar o olhar para a vida.
“Quem Me Leva Para Passear” dialoga ainda com temas do Brasil contemporâneo como o crescimento do conservadorismo, o preconceito contra religiões de matriz africana e as discrimanações raciais e sociais. O livro foi lançado em 2021 pela Editora Malê.
3. Doçura de Emília Nunez e Anna Cunha:
Vencedor do prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil, “Doçura” foi escrito pela baiana Emília Nunez e ilustrado por Anna Cunha. “Doçura” acompanha a história de três gerações de mulheres negras que são apaixonadas pela leitura. O livro é recomendado para crianças entre 2 a 12 anos e destaca a importância da literatura na formação das novas gerações de leitores.
Emília já publicou mais de 15 livros, todos os voltados ao público infantojuvenil. “A Menina da Cabeça Quadrada” é o mais conhecido dentre eles.
4. O Beijo do Rio de Stefano Volp:
“O Beijo do Rio” é um thriller psicológico, um gênero literário que mescla o suspense e a ficção psicológica. Escrito pelo jornalista e roteirista, Stefano Volp, o livro conta a história de Daniel, um jornalista que retorna a sua cidade natal para investigar a morte do seu melhor amigo de infância. A obra destaca o protagonismo negro e bissexual.
Volp é autor dos livros “Nunca vi a chuva” e “Homens pretos (não) choram”.
5. Como uma carta de amor de Marina Colasanti:
O livro “Como uma carta de amor” de Marina Colasanti reúne treze contos em que mulheres apaixonadas, reis, príncipes, nômades, homens comuns e animais passeiam de lá para cá nas histórias, construindo enredos fantásticos, que apelam para nossa imaginação e fantasia e nos provocam as mais diferentes sensações e os mais profundos sentimentos. Mais do que qualquer história contada, qualquer enredo, o encanto do texto de Marina se faz na escolha e na combinação das palavras – no como contar.
O livro é uma excelente porta de entrada para a obra e o universo de Marina. Escritora, tradutora, jornalista e poeta, Colasanti é dona de uma carreira literária versátil e extensa. Em 2023,venceu o prêmio Machado de Assis da ABL (Academia Brasileira de Letras) pelo conjunto da obra.
Foto: Freepik