...

Portal UMBU

Chegada do Verão aumenta expectativas de renda para vendedores ambulantes e o setor comercial

4 milhões de pessoas devem passar por Salvador durante o verão, estima a Secult

A estação mais quente do ano começou nesta sexta-feira (22). Em Salvador, a última semana foi marcada por intensas chuvas, no entanto, a previsão é que o verão de 2024 seja com as temperaturas elevadas. Além do calor que a estação traz, o verão é o período de alta temporada na Bahia, onde são comemoradas o Réveillon com o Festival da Virada, as festas de largo e o Carnaval de Salvador.

Neste sentido, as expectativas são altas nos setores da cultura, turismo, serviços e, é claro, para o comércio – que tem projeções ambiciosas para o período que deve atrair turistas de outros estados do Brasil e também de outros países para a Bahia.

Com destaque para Salvador, cujo cronograma de festas do verão promete intensa movimentação e lucratividade, um segmento do comércio que se mostra especialmente empolgado para o que o verão pode render é o de rua. Vendedores ambulantes são presenças indispensáveis a qualquer centro urbano, mas quando se fala de uma cidade tão festiva como Salvador, é fácil concluir que o período do Verão, com presença intensa de visitantes e alta de eventos, como o Carnaval, viabiliza o aquecimento da economia desses comerciantes.

Com isso em mente, em 2023, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) desenvolveu um credenciamento online que permitiu que vendedores cadastrassem para trabalhar nas festas populares de Salvador. Dos 9.260 cadastrados, cerca de 7.900 vão trabalhar no Carnaval. Entre esses trabalhadores, estão Elisabete Lima e Carol Barreto, que trazem anos de experiência e altas expectativas para as vendas durante o verão, que promete ser quente em temperaturas e rendimentos.

Desde 2016, Carol trabalha como vendedora ambulante. Neste ano, a profissional elogia a organização da Prefeitura de Salvador no momento de solicitação da licença para trabalhar no Carnaval de Salvador. Nos anos anteriores, os ambulantes reclamavam das filas enormes e as péssimas condições para conseguir obter a licença.

“De todos os anos que eu solicitei o licenciamento, eu acho que 2024 foi um dos melhores do jeito que botaram [a Prefeitura], eu achei que privilegiaram a gente [os ambulantes] daqui de Salvador. Consegui a minha [credencial] tranquilamente, diferente do ano passado, que para eu conseguir a licença houve momentos de empurrão e spray de pimenta”, relata Carol.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), se estima que 4 milhões de turistas passem pela capital baiana nesta estação. A Associação de Ambulantes de Salvador e Região Metropolitana (Asfaerp) projeta uma média de crescimento de 70% nas vendas, o que fortalecerá a economia na cidade.

Para Elisabete Lima, vendedora ambulante e presidente da Associação Ambulantes Correria do Estado da Bahia, as expectativas estão altas para as vendas nesta estação, mas é importante se cuidar durante as altas temperaturas. “A gente tem que se hidratar bastante, levar o protetor, que deveria também ser ofertado pela prefeitura e pelas cervejarias, porque a gente faz um merchan deles e a fábrica de gelo também, que a gente também dá um suporte muito grande no valor econômico, compramos gelo todo dia. Tirando isso, estamos orientando para que tome bastante água, que use o protetor, chapéu e óculos escuros”, conta Elisabete.

O verão de Salvador promete ser bem agitado, movimentando soteropolitanos e visitantes em um cronograma de festas diversas e populares, além do Carnaval, como o Festival Virada Salvador, Festas de Iemanjá e Senhor do Bonfim, e claro, o esquenta para a maior festa de rua do mundo como o Fuzuê, Furdunço e Pipoco. E aí, bora?

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo