Ao todo, já foram comercializados 49,4 milhões de livros no Brasil este ano. O setor já faturou R$ 2,2 bilhões em 2023
Em 2023, a Black Friday – período de promoções realizado em novembro – frustrou o mercado editorial. Entre 6 de novembro e 3 de dezembro, as vendas de livros caíram 9,32% em comparação ao ano anterior, quando foram vendidos 5.189.468 exemplares (este ano, foram 4.705.673).
O faturamento do setor caiu 1,92% (de R$ 213,8 milhões para R$ 209,7 milhões. Já o preço médio do livro subiu 8,16% no período e atingiu R$ 44,56. Os dados são do Painel do Varejo de Livros no Brasil, pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen BookScan e divulgada nesta terça-feira (19). Com informações do jornal O Globo.
No acumulado do ano, o desempenho do mercado também está negativo: queda de 6,44% nas vendas. O faturamento caiu 0,56% enquanto o preço médio do livro subiu 6,29%. Ao todo, já foram comercializados 49,4 milhões de livros no Brasil este ano. O setor já faturou R$ 2,2 bilhões em 2023.
Presidente do SNEL, Dante Cid afirma que “o período que incluiu a Black Friday não alterou a tendência de queda real de cerca de 5 a 6% no comparativo com 2022, confirmando ser este um ano de ajustes na dinâmica do mercado não só no Brasil, mas também observada em diversos mercados no exterior”.
Ismael Borges, gerente regional da Nielsen Bookscan informa que, para que o desempenho do mercado de livros se iguale ao do ano passado, as vendas precisariam crescer 59% em dezembro em relação a novembro. “Já em faturamento, essa performance deveria ser 4,7% a mais e haveria empate, no entanto, ainda é preciso considerar a inflação do período”, completa à reportagem do jornal.
Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo