Um momento solene de reconhecimento e homenagens – em memória do Advogado, Político, Escritor, Jornalista e Diplomata Ruy Barbosa – marcou a passagem do Centenário da Morte de Ruy, nesta quarta-feira (1º). A cerimônia, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), aconteceu no átrio do Fórum Ruy Barbosa, reunindo autoridades dos três Poderes, além de civis e militares.
Como parte da programação, o Professor Edvaldo Brito foi homenageado com a outorga da Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa e o TJBA lançou a terceira edição do Livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”.
A solenidade começou com a exibição de um vídeo, com edição especial, do registro do translado dos restos mortais de Ruy Barbosa e de sua esposa Maria Augusta para Salvador, bem como do desfile cívico, ocorrido em 5 de novembro de 1949, data de inauguração do Fórum Ruy Barbosa e da comemoração do centenário de nascimento do Jurista.
Cabe salientar que o evento recebeu o apoio do Governo da Bahia e teve a presença do Vice-Governador, Geraldo Júnior. Na ocasião ele ressaltou a importância da homenagem a Ruy e ao Professor Edvaldo Brito, e que a cerimônia teve um simbolismo especial. “Para nós hoje, sob a condução do Presidente do Tribunal de Justiça é mais uma honra”, finalizou o Vice-governador.
Entre os presentes, estava o tetraneto de Ruy Barbosa, Gabriel Ruy Barbosa, o qual recebeu das mãos do Presidente do TJBA o primeiro exemplar da terceira edição do livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”, lançado no evento. Ele agradeceu ao Tribunal e falou da sua relação com o Direito e com a história de Ruy.