Fundador da CUT, coordenador do Movimento Negro Unificado e deputado por cinco mandatos, Luiz Alberto tinha sido anunciado como pré-candidato à prefeitura de Maragogipe
O ex-deputado federal Luiz Alberto (PT) morreu na manhã desta quarta-feira (13), aos 70 anos, vítima de um infarto. A informação foi divulgada no Instagram do secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, e também pelo Partido dos Trabalhadores.
Informações iniciais apontam que Luiz Alberto passou mal durante a madrugada e foi levado para uma unidade de saúde em Lauro de Freitas, mas não resistiu.
Nascido em 1953, no município baiano de Maragogipe, Luiz Alberto foi deputado federal por quatro mandatos, entre 1997 e 2015 e ocupava o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do governo da Bahia. Ativista do movimento negro, foi coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU) de 1995 a 1998.
“Camaradas, companheiros(as), com extremo pesar informo que o amigo, companheiro e irmão de lutas, Luiz Alberto, sofreu um infarto esta manhã (13) e, lamentavelmente, veio a óbito. Confesso que escrever essas palavras a vocês sem ainda acreditar nesta triste e dolorosa notícia. Perdemos a presença física do nosso camarada. Nos resta agora honrar seu legado e seguir na luta!”, publicou Felipe Freitas no X, antigo Twitter.
Perdemos a presença física do nosso camarada. Nos resta agora honrar seu legado e seguir na luta! #LuizAlbertoPresente
— Felipe Freitas (@fsfreitas_13) December 13, 2023
Pelo X, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lamentou a morte do correligionário.
Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de um grande nome do movimento negro e que dedicou a vida à missão de tornar a Bahia mais igualitária.Luiz Alberto se vai, mas deixa um exemplo para todas e todos. E honrando sua trajetória, determinei um luto de três dias no estado. pic.twitter.com/zePBrDNaIv
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) December 13, 2023
Luiz Alberto exerceu quatro mandatos como deputado federal, sendo o primeiro deles de 1997 a 1999 e os outros três consecutivos, de 2003 a 2015.
Em novembro, foi lançado como pré-candidato à prefeitura de Maragogipe, no Recôncavo baiano. Ele ocupou ainda o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia e integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula.
Sua atuação no parlamento foi voltada principalmente para a defesa da justiça racial, das religiões de matrizes africanas, da cultura, dos sindicatos, sem-terra, sem-teto, mulheres e quilombolas. Na década de 1980, ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Luiz Alberto foi também secretário estadual de Promoção da Igualdade da Bahia (2003 e 2008) e, como servidor da Petrobras, esteve envolvido na luta sindical, nos Sindicatos dos Petroleiros da Bahia, onde foi secretário-geral (1990 a 1991) e no Sindicato Único dos Químicos e Petroleiros, onde foi diretor de 2000 a 2003.
Foto: Câmara dos Deputados



