...

Portal UMBU

Lentidão de trens e aglomerações voltam a ser registradas no metrô de Salvador nesta quinta-feira (7)

Passageiros passaram mal com superlotação de vagões e abafamento

Usuários do metrô de Salvador e Lauro de Freitas enfrentaram lentidão e vagões lotados na Linha 2 (Acesso Norte/Aeroporto), na manhã desta quinta-feira (7). Chegando ao segundo dia consecutivo de falhas, o sistema, segundo a CCR Metrô Bahia, foi alvo de vandalismo e furto de cabos.

Durante a quarta-feira (6), a lentidão atingiu o trecho entre as estações Pernambués e Aeroporto. A Linha 1 não foi afetada.

Em fevereiro deste ano, a concessionária CCR Metrô Bahia relatou que houve um aumento de 400% no número de furtos de cabo no metrô em 2022 em relação ao registrado no ano anterior.

Em janeiro de 2023, segundo levantamento da empresa, 41 ocorrências de furtos tinham sido registrados. Já no ano passado, foram 530 ocorrências.

Atendimento

Com sucessivos episódios de lentidão e superlotação do transporte coletivo, a reportagem do Portal Umbu acompanhou, na manhã de hoje (7), os efeitos disso na rotina dos usuários da rede metroviárias.

Por volta das 7h10, a estação Acesso Norte já estava com a plataforma da Linha 2, sentido Aeroporto, lotada enquanto a escada rolante não funcionava. Não demorou para que as escadas fixas também fossem tomadas pelos usuários que se amontoavam na tentativa de encontrar espaço para tomar o próximo trem para o trabalho.

Imprensados no vagão, os passageiros mal conseguiam levantar as mãos para as barras de metal e só não caíram no chão porque não havia espaço para tal ação. Com o ar pesado, a porta fechou e abriu algumas vezes até que os que ficaram na plataforma entendessem que só poderiam “embarcar” no próximo trem.

Os passageiros mal se dissociavam uns dos outros quando, mal saindo da estação Detran, ouve-se uma mulher falando “ele está passando mal”. Um homem lacrimejava em meio à multidão, enquanto era amparado por quem estava por perto e abanado por uma senhora.

Ao chegar na estação Rodoviária, entre a turba que ora saía, ora era empurrada para fora dos vagões, o homem que passava mal foi levado pelos braços para os bancos da plataforma. Em meio a tremores, ele recebeu suporte de outros passageiros que se voltaram para socorrê-lo.

A reportagem do Portal Umbu buscou um dos agentes da CCR Metrô Bahia na estação, mas ao chegar na área superior, próximo às catracas, encontrou o único funcionário já em atendimento de um segundo passageiro que também inspirava cuidados. Enquanto empurrava a cadeira de rodas com o homem, o segurança foi perguntado se haveria água para socorrer o senhor passava mal na plataforma logo abaixo. A resposta foi um “não” seguido de um movimento para o rádio comunicador.

Um homem que acompanhava o caso comprou uma garrafa de água em um dos stands e deu ao passageiro que, àquela altura, seguia sendo assistido por outros usuários. Demorou mais alguns instantes até que surgisse uma segunda agente do metrô, esta que apoiou e encaminhou o homem para atendimento clínico.

Após o caso, o Portal Umbu entrou em contato com a Ouvidoria e com a assessoria da CCR Metrô Bahia, para saber se houve alguma redução do quadro de agentes para atendimento ao público na estação Rodoviária e se a instituição possui algum programa de treinamento para preservação do usuário. Essa matéria será atualizada assim que tivermos o posicionamento da CCR Metrô Bahia.

Foto: Caio Batista

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Bia
Bia
1 ano atrás

Salvador vira um caos! Ótima materia

CAROLINA
CAROLINA
1 ano atrás

Uma luta diária para conseguir chegar ao trabalho.

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo