...

Portal UMBU

Black Friday e décimo terceiro, que sorte a nossa!

Veja dicas para manter cautela durante o evento que, por sorte, mera coincidência ou alinhamento astral, acontece justamente no mês em que começa a ser pago o décimo terceiro salário para os trabalhadores registrados no regime CLT

Desde 2010, as últimas sextas-feiras dos meses de novembro vêm sendo conhecidas como sendo a melhor data para comprar aquela TV ou smartphone com aquele desconto incrível. Essa cultura comercial, influenciada principalmente pelo Canadá e pelos Estados Unidos, onde a Black Friday é comemorada um dia após o feriado de Ação de Graças ( que não tem no Brasil), já se consolidou no calendário anual do comércio brasileiro e movimenta bilhões de reais em negócios, recolhimento de impostos e oportunidades de aquisição com melhores preços.

E o melhor: por sorte, mera coincidência ou alinhamento astral, esse evento acontece justamente no mês em que começa a ser pago o décimo terceiro salário para os trabalhadores registrados no regime CLT – trabalhadores ativos e aposentados -,  o que significa, segundo o DIESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), uma injeção de aproximadamente R$ 291 bilhões na economia no ano de 2023.

Injeção de dinheiro na economia, promoção, oportunidades. Até aí, está tudo bem, mas essa é a hora de ficar atento, não se emocionar e pensar no que é melhor para você e seu futuro. Este é um momento importante e a escolha deve ser feita com muita clareza para não entrar em armadilhas ou se arrepender depois. Afinal, parte desses bilhões é seu, e tem muita gente de olho nela.

Dentre esses olhares atentos em sua parcela do décimo, tem alguns agentes importantes da vida econômica e aqui vamos falar de alguns deles.

– Temos os bancos, querendo que você pague aquela dívida ou que você use esse valor com parte da entrada de um novo financiamento.

– Temos o comércio varejista. Só Deus sabe como eles conseguem fazer publicidade de uma promoção exatamente daquilo que você está precisando (já percebeu isso?)

– E tem você com sua consciência. Isso mesmo, seus pensamentos e desejos gritando dentro da sua cabeça dizendo que é hora de comprar isso ou aquilo, o que você deseja. Afinal, você tá com uma grana extra e é hora de aproveitar. Você também é filho de Deus.

A verdade é que tá todo mundo certo. Essa é a hora de aproveitar e fazer o que é melhor. A questão está na avaliação do que é melhor em meio a tantos estímulos e estratégias mirabolantes para morder uma parte do seu rico dinheirinho. Tem até promoção de açaí e sorvete na Black Friday.

Partindo deste pensamento, a minha sugestão é adotar o seguinte critério: se você tiver algum tipo de dívida com juros altos, pelo fato de estar atrasado, ou se tiver compras parceladas que tenham desconto com a antecipação do pagamento (só se tiver desconto), use esse dinheiro para pagar ou diminuir o problema.

Vocês lembram que juros é o valor que você paga a mais para alguém (banco) por ter antecipado uma compra. Você comprou sem ter o dinheiro e por isso está pagando a quem financiou. E, se não pagou na data correta, aí que a coisa pega e por esse motivo o mais importante é se livrar logo dessa dívida o quanto antes. Usa o décimo terceiro para arrumar as coisas.

Não tendo dívidas, massa, é hora de pensar no futuro!  Pega um pedaço desse dinheirinho extra e guarda para uma reserva de emergência, pense bem e tente guardar o máximo possível. Pode ter certeza que esse valor, mesmo que pequeno, vai fazer uma enorme diferença no futuro, principalmente se você criar o hábito de poupar e aplicar. Você vai se surpreender como ele multiplica. Acredite!

Você não tem dívidas e já guardou um pedacinho do dinheiro extra, então é hora de ouvir os seus pensamentos e aproveitar. Isso mesmo. Aproveitar e atender os seus desejos e necessidades. Fazer aquele passeio com a família, conhecer aquele restaurante ou barzinho que tanto gostaria, comprar um presente para você ou para quem você ama. Pode até mesmo aproveitar a promoção do açaí. Você merece.

Por fim, como nem tudo são flores no mundo do comércio, vale o alerta do PROCON (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) sobre as estratégias criminosas de alguns comerciantes, que aumentam o preço antes da data do Black Friday e anunciam uma super desconto para o dia do evento, com objetivo de enganar o consumidor, vendendo a ilusão de economia e vantagem.

Então, nada de sair gastando o seu dinheiro ou abrindo a carteira na primeira loja, principalmente se o vendedor que você nunca viu na vida vier de conversinha e te tratando como um grande amigo de infância. Abra o olho!

Dito isso, Boa sorte, boa caçada por descontos na festa do Black Friday e juízo. Lembre-se que é você que vai sorrir ou chorar depois da festa.

Foto: JComp/Freepik

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cassio Adriano
Cassio Adriano
10 meses atrás

Ótimas dicas e orientações. Precisamos ficar atentos.

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo