Cerimônia foi realizada na noite de terça-feira (7) e celebrou a diversidade da música brasileira
A 30ª edição do Prêmio Multishow, realizada na noite desta terça-feira (7), premiou quatro artistas da Bahia nas categorias ‘Axé e Pagodão’, ‘Hit’, ‘Sertanejo’, ‘Cristã’ e ‘Revelação’ da edição 2023.
Com apresentação de Tatá Werneck, Tadeu Schmidt e da cantora Ludmilla, o programa premiou Caetano Veloso, Léo Santana, Simone Mendes e Melly, que levaram para casa um total de cinco troféus.
Acumulando dois prêmios em 2023, Hit e Sertanejo do ano, Simone Mendes, que é natural de Uibaí, na região norte da Bahia, levou os trófeus pela música “Erro Gostoso”. A irmã de Simaria venceu Jorge e Mateus, Maiara e Maraisa, Ana Castela e Zé Neto e Cristiano na categoria ‘Sertanejo’; e Leo Santana, Luísa Sonza, Ana Castela e Dennis e Kevin O Chris na categoria ‘Hit’.
Já Caetano Veloso levou o título de Cristã do ano, pela regravação da canção “Deus de Cuida de Mim”, lançada originalmente em 2015 pelo cantor gospel Kleber Lucas, que também participou do relançamento. Eles concorreram com Maria Marçal, por ‘Deixa’ e ‘Deserto’; Gabriela Rocha, com ‘Me Atraiu’; Clovis Pinho e Ton Carfi, com ‘Ninguém Explica Deus’, e Sarah Beatriz, com ‘Todavia Me Alegrarei’. Kleber Lucas recebeu o prêmio em nome da dupla.
A categoria de Axé e Pagodão do ano ficou para Léo Santana, que venceu com o sucesso do Carnaval, “Zona de Perigo”. O ex-Parangolé, que também estava no páreo com o hit “Posturado e Calmo”, concorreu com outros baianos: Ivete Sangalo (‘Cria da Ivete’), ÀTTØØXXÁ part. Liniker (‘Dejavú’), Oh Polêmico (‘Pitbull Enraivado’) e A Dama (‘Soca Fofo’).
Já Melly, cantora de gênero R&B brasileiro, foi coroada como a revelação do ano após chamar a atenção de artistas como Luedji Luna. Ela estava concorrendo com Carol Biazin, KayBlack, Nadson O Ferinha, Thiago Pantaleão e Veigh.
Performances
O talento dos artistas baianos também foi exaltado em outros momentos do evento. Pitty dividiu uma das apresentações com Liniker e Gloria Groove para uma homenagem emocionante a Erasmo Carlos, Rita Lee e Gal Costa.
Carlinhos Brown, BaianaSystem e Rachel Reis também protagonizaram uma passagem inspirada, com o primeiro cantando “Quixabeira” ao lado de um balé, que seguiu dançando ao som de “Duas Cidades”, interpretado por Russo Passapusso. A cantora encerrou a performance com “Beija-flor”, clássico da Timbalada.
Em outro momento, Simone Mendes cantou o sucesso do sertanejo ‘Nuvem de lágrimas’ com Michel Teló. Já Melly esteve no mesmo medley com Lulu Santos, Jão e IZA, quando interpretou “Azul”. O quarteto ainda dividiu a cena ao som de “Assim caminha a humanidade”.
No final da premiação, Caetano Veloso se juntou a Xande de Pilares e cantaram “Gente”, uma das principais músicas do repertório do baiano. O músico carioca havia vencido a categoria Álbum do Ano com o LP “Xande Canta Caetano”, em que homenageia o artista santamarense.
Com informações de g1 e AlôAlô Bahia.
Fotos: Daniel Pinheiro/Brazil News; Fábio Cordeiro/gshow; Reprodução/Instagram