Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania disse que este foi “um dos momentos mais importantes” de sua vida
Em seu discurso após receber o título de cidadão baiano na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na manhã desta sexta-feira (20), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, disse que a homenagem representa um dos momentos mais importantes da sua trajetória e traz uma grande responsabilidade.
“Vou fazer de tudo para honrar esse povo que me acolheu”, discursou Silvio no plenário da Alba, que estava lotado. “Só posso fazer jus a esse título com minhas ações, com minha vida e minha trajetória. Observando cada passo”, continuou.
Silvio entrou no plenário da Alba acompanhado das Filhas de Gandhy. Parlamentares, líderes dos movimentos negro e quilombola e admiradores do Ministro compareceram a sessão para acompanhar a homenagem.
“É um momento de muita emoção. Acho que, de fato, não há palavras suficientes para expressar a alegria de ser reconhecido no meu país e em um estado como a Bahia por tudo o que ela representa não só para o Brasil, mas para o mundo todo”, afirmou o ministro.
A proposta que tornou Silvio cidadão baiano veio do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que assim como o ex-prefeito e vereador de Salvador, Edvaldo Brito (PSD), e a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, teceu inúmeros elogios ao ministro.
João Jorge Rodrigues, presidente da Fundação Palmares, estava presente à sessão e destacou a importância de Silvio receber o título de cidadão baiano, lembrando que é o estado mais negro do Brasil. Ele lembrou da morte da líder quilombola Mãe Bernadete, em Simões Filho, em agosto desse ano.
“Uma mulher negra baiana, brasileira, quilombola, de candomblé, foi barbaramente assassinada. É nosso ícone de luta pela vida. Ela esteve conosco na Fundação Palmares, esteve com ministra do STF pedindo ajuda. Um país que uma mulher pede ajuda a todos setores e morre precisa de muito mais Silvios Almeida”, acrescentou o presidente da Fundação Palmares.
Foto: Olga Leira/Ag. A TARDE



