Jornalista do The New York Times é autora do best-seller “The 1619 Project”, que rendeu uma versão ilustrada e uma série documental original do Hulu
A presença feminina e negra de Nikole Hannah-Jones é sinônimo de potência e representatividade não só no seu país de origem, os Estados Unidos, mas também aqui no Brasil, sobretudo aqui na Bahia, onde passou alguns dias conhecendo o estado. A trajetória da jornalista é repleta de conquistas para a comunidade negra, o que a torna uma referência na luta contra as mazelas do racismo – em todas as suas manifestações – que nos acomete.
Desde a infância, ela sabia a importância de questionar, e foi com apenas um gesto que começou a ter certeza que o jornalismo a escolheria, e não é à toa que se tornou uma grande referência para o mundo inteiro.
Em entrevista exclusiva ao Portal Umbu, Nikole relembra os caminhos que a fizeram chegar até o renomado jornal ‘The New York Times’: “Algumas das minhas primeiras lembranças são de quando eu costumava ler o jornal todos os dias com meu pai, quando eu tinha apenas 11 anos, eu mandei minha primeira carta ao editor e foi publicada no jornal local, e era sobre raça. Tratava-se de uma eleição presidencial. Nós tivemos um homem negro concorrendo para ser presidente, chamado Jesse Jackson e ele não se saiu muito bem. E eu pensei que isso era porque ele era negro. Então eu escrevi uma carta e todos os dias eu ia ler o jornal para ver se eles haviam publicado minha carta. E um dia eles publicaram”.
Mesmo aos 11 anos, eu sabia, mais ou menos, como era ver algo na sociedade que eu achava injusto e que eu poderia escrever algo sobre isso e fazer outras pessoas pensarem sobre isso. Depois disso, comecei a pensar que talvez eu gostaria de ser jornalista de carreira. Então escrevi para meu jornal do ensino médio. Quando fui para a universidade, eu estudei história e estudos afro-americanos, porque também adoro história. E então eu consegui meu mestrado em jornalismo e fui trabalhando em pequenos jornais para jornais maiores até chegar ao New York Times.
Questionada a respeito da sua percepção sobre a comunicação decolonial e anti-racista e o seu papel dentro dessa grande ‘massa de manejo’, Jones retorna à sua trajetória e reafirma a narrativa de voltar ao passado para entender o presente e olhar para o futuro, que também poderíamos chamar de ‘Sankofa’, que nada mais é que uma filosofia africana que representa o retorno ao passado para que seja possível adquirir conhecimento e sabedoria.
Eu acho que depende de como se pensa a mídia. Temos, é claro, nossa grande mídia, que é a mídia dos colonizadores, então tende a representar o poder mais do que eu diria representar a verdade. Muitas vezes, diariamente, a grande mídia apenas retifica o narrativas de controle de poder e muitas vezes impedem negros e marginalizados pessoas tidas como estereotipadas. Mas a mídia também inclui a mídia negra, mídia étnica, mídia de outros grupos marginalizados e esses são mídias que conta histórias de nosso país profundamente, e eu acho que contam a história de forma verdadeira, então não gosto de usar apenas o guarda-chuva da ‘mídia’ porque mídia é criada por tipos diferentes de pessoas das margens dentro de uma organização convencional.
A autora do “The 1619 Project” (O Projeto 1619, em tradução direta), conta sobre seu despertar a respeito da história dos afro-americanos: “Quando estava no ensino médio, minha escola ofereceu um semestre curso sobre a existência negra e neste curso foi a primeira vez que aprendi que os negros tinham vasta história que você poderia aprender, e essa foi a primeira vez algo sobre a data de 1619, e antes disso, nunca tinha ouvido falar que os negros tinham existido nos Estados Unidos por tanto tempo, ou que havia um navio chamado Leão Branco, e isso realmente me fez perceber que existe toda uma história que existe, e que pessoas poderosas estavam decidindo não nos ensinar muito parecido com o Brasil. Nós sabemos disso, nosso país praticou a escravidão mas não aprendemos a história muito bem. E o que significa para a sociedade que vivemos hoje? Como jornalista eu realmente queria não apenas escrever sobre as condições de pessoas negras na sociedade hoje, mas para mostrar o que isso causou a eles, para mostrar que não há nada de errado com pessoas negras, mas vivemos em uma sociedade que criou a desigualdade que os negros vivenciaram e para fazer isso, como jornalista você tem que ir ao passado”.
Em 2019, o livro da jornalista apresentou uma visão reveladora do passado e do presente americano, trazendo perspectivas do colonizado, e reformulando a compreensão da história dos Estados Unidos, colocando a escravidão e seu legado contínuo no centro da narrativa nacional. A produção rendeu uma série documental chamada “Projeto 1619 : Uma Viagem Pela História da Escravidão”, originalmente do streaming Hulu.
Além dessa obra, Nikole também co-escreveu uma versão infantil, ‘Projeto 1619: Nascido nas águas’, em tradução livre que assim como a outra obra estreou em primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times, para ela a história da escravidão é a história do mundo.
“Por muitos anos eu trabalhei por algo como o Projeto 1619 e, em 2019, foi o 400º aniversário e eu queria fazer um grande projeto para comemorar naquele aniversário. O 400º aniversário de quando os primeiros africanos foram vendidos no que se tornaria os Estados Unidos. Eu absolutamente acho que mesmo que o Projeto 1619 conte a história dos Estados Unidos, ele realmente conta a história do mundo e, certamente, do mundo Atlântico.”
Embora os detalhes sejam específicos para os Estados Unidos da América, os grandes temas do projeto se refletem, é claro, no Brasil. Eles se refletem na Colômbia, em Barbados, na Jamaica. Eu penso que, tematicamente, estamos ensinando que a história da escravidão é a história dos negros, mas a história da escravidão é a história do mundo. E é, tanto quanto a história das potências europeias, a história dos povos da África.
Nikole Hannah-Jones analisa as relações raciais do Brasil e de outros países da américa latina. “Eu vim para o Brasil logo depois de publicar o Projeto 1619, para falar sobre o livro, porque as pessoas no Brasil reconhecem a relevância para sua própria sociedade. E eu disse que, então, o Brasil precisava de uma versão própria deste projeto para forçar a sociedade a reconhecer que foi construída sobre a escravidão e que você pode abolir a escravidão, mas você não pode purgar a sociedade desde a sua fundação. Então eu acho que as lições desse projeto desaguam através do mundo Atlântico. Quando você vai para a Europa, a riqueza da Europa foi construída sobre o trabalho do povo africano. Se você olhar para o continente africano, como um continente que tem tanta riqueza material, riqueza mineral, riqueza intelectual pode ser tão pobre? Isso é resultado da escravidão e colonização. Então esta é a história de realmente todo o nosso mundo”.
“Toda vez que visitei o Brasil, as pessoas disseram que eu tinha que vir para a Bahia. Que se eu quisesse entender o Brasil e realmente experimentar o Brasil negro, eu tinha que vir porque este é o coração dessa cultura. Então eu prometi a mim mesma, depois da última vez que estive aqui foi em 2020, que quando voltasse eu encontraria uma maneira de vir à Bahia. Todo todo país que vou, eu sempre tento me conectar com as comunidades negras de lá porque esse é o meu propósito. Tem sido infelizmente uma viagem muito curta, mas tentamos preenchê-la com tantas experiências quanto possível. Tantas vezes quando falamos sobre nossa história e a história da escravidão, que é uma história de sofrimento. Mas também sabemos que os negros sempre resistiram, amaram, criaram e chegaram a algum lugar e foram capazes de celebrar esse aspecto do que fizemos com nosso sofrimento. Eu não sei como você pode experimentar verdadeiramente o Brasil sem ver a beleza do que foi feito a partir de nossas experiências. E muito do que faz o Brasil um país essencialmente negro vem daqui.”
Embora os livros de Nikole ainda não tenham edições brasileiras, a escritora já manifestou a sua vontade de ter a sua obra publicada no país. Por enquanto, a série documental derivada de seu trabalho pode ser assistida nas plataformas Disney+ e Apple TV+.
quem é essa jornlistaaa?
Incrível como sempre 🤩🤩🤩
Eu amo uma jornalista!!!! Ou 2 <3
Top D+!!!!! UMBU internacional com entrevista exclusiva com jornalista do New York Times é autora do best-seller.