...

Portal UMBU

Flica 2023 anuncia programação e confirma a participação de Jean Wyllys e Eliana Alves Cruz

Novidades foram anunciadas durante evento para a imprensa na noite desta terça-feira (19), em Salvador

Um dos eventos literários mais esperados de todo o nordeste, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), anunciou a programação e apresentou as novidades desta edição. As informações foram apresentadas na noite desta terça-feira (19) durante um evento para a imprensa realizado no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador.

Com o tema “Poéticas Afroindígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”, a Festa Literária contará com a presença da escritora Eliana Alves Cruz e dos baianos Tiganá Santana e Jean Wyllys. A Flica 2023 conta com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC).

Nesta edição, além do tradicional espaço na cidade de Cachoeira, os moradores de São Félix também poderão conferir a programação da Festa Literária. Estiveram presentes no evento, a secretária de educação da Bahia, Adélia Pinheiro; o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro; o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT-BA) e a diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Piti Canella.

“Nós da Secretaria de Educação da Bahia, temos investido em toda a Bahia, tanto na capital como no interior, em feiras e festivais literários. Há uma ligação muito forte entre a educação, a cultura, a arte, a literatura, a ciência e as atividades físicas, esse conjunto conforma educação de qualidade, esse é o nosso compromisso. Fomentar a literatura e a leitura entre nossas crianças, jovens, adultos e idosos em seus processos e percursos formativos, dar oportunidade de avançar na cidadania, na capacidade de autoconhecimento e na capacidade de conhecimento e leitura do mundo”, destaca a secretária de educação, Adélia Pinheiro.

Diretor geral da FPC, Vladimir Pinheiro explica a importância de apoiar projetos de fomento à leitura como a Flica. “Entendemos esses eventos literários enquanto uma política pública fundamental para o desenvolvimento do livro, da literatura, da leitura e das bibliotecas. Nós, da Fundação Pedro Calmon, temos apoiado diversos eventos literários nos 27 territórios de identidade, então são feiras do norte ao sul do nosso estado. Aproximadamente 50 eventos literários que, hoje, contam com apoio do estado. Um desses eventos é a Flica”, relata.

A curadoria da Flica é formada por Mírian Sumica, Luciana Brito, Jocivaldo dos Anjos e Clara Amorim (Duca). Em 2023, a curadoria artística é assinada por André Reis e a curadoria dos escritores baianos foi feita por Dyane Brito. A Coordenação Geral é de Jomar Lima (CALI – Cachoeira Literária) e a Coordenação Executiva é realizada por Vanessa Dantas da Fundação Hansen Bahia.

Novidades

Para Clara Amorim (Duca), uma das curadoras da Flica, o fato de já ter participado da Festa Literária enquanto visitante em edições anteriores foi fundamental para criar uma conexão com o universo literário e o evento. Responsável pela curadoria da Fliquinha, um espaço destinado ao público infantil, Duca conversou com reportagem do Portal Umbu sobre o processo de curadoria.

“Com esse conhecimento enquanto público, mas sempre observando as coisas, sempre com meu filho que já participou enquanto artista dentro da Fliquinha com espetáculos, eu já criei uma intimidade muito grande. Foi desafiador fazer a curadoria, selecionar os artistas, encontrar o caminho que pudesse contemplar a nossa temática, mas é um desafio que a gente sempre está aberto a fazer”, afirma Clara.

Outro desafio enfrentado pelo coletivo de curadores da Flica, foi fazer uma curadoria com base na temática da Festa Literária desta edição. “Um desafio é que, a maioria dos curadores, é composta por professores, então conciliar a curadoria da Flica com as nossas atividades principais foi desafiador. Outro desafio foi conhecer de fato a produção desses escritores, então, por exemplo, conhecer a produção literária, poética, militante e forte indígena do sul da Bahia. Então foi um trabalho de pesquisa que nós fizemos.”, explica a curadora da Flica, Luciana Brito.

Até o momento, a curadoria da Flica já confirmou a presença dos escritores Deko Lipe, Ricardo Ishmael, Cássia Vale, Eliana Alves Cruz e Jean Wyllys. A Flica 2023 será realizada entre os dias 26 a 29 de outubro.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo