...

Portal UMBU

Madrinha da Parada do Orgulho LGBQTIA+, Margareth Menezes ressalta a importância da luta contra a LGBTfobia

Para a ministra, o Brasil precisa dar mais visibilidade para a causa LGBTQIA+

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da 20ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Bahia, em Salvador, neste domingo (10). Margareth foi homenageada e recebeu o título de madrinha do evento, que foi realizado no Campo Grande.

Segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB). entidade que realiza a indicação, a escolha por Margareth foi pelos méritos e a elevada representação social dos trabalhos da ministra.

O secretário de Cultura do estado, Bruno Monteiro, a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e de Combate à LGBTfobia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Márcia Teixeira; e a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, também receberão a honraria.

“Vim aqui como ministra da Cultura, tive um convite muito carinhoso do movimento LGBTQIA+ daqui da Bahia. Acho que é importante porque é o momento de fortalecer a democracia e a luta da comunidade LGBTQIA+”, disse Margareth.

Para a ministra, o Brasil precisa dar mais visibilidade para a causa LGBTQIA+. “É uma luta importante, o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+, que mais mata o povo gay, então precisamos nos unir e lutar contra qualquer tipo de discriminação e perseguição”, declarou.

Representando a prefeitura de Salvador, a vice-prefeita Ana Paula Matos agradeceu o posto no evento.

“Sinto muita honra e alegria em ser a madrinha da Parada do Orgulho LGBT+. Entendo que não é só Ana Paula que está aqui, mas todas as políticas públicas que Salvador vem implementando para o público LGBT+. Cada pessoa deve ser amada, respeitada e incluída. Não é admissível que nos tempos de hoje ainda existam pessoas que desrespeitam as outras pela sua orientação sexual. Portanto, hoje reforçamos o nosso pedido por respeito, amor e inclusão. Que eu faça por merecer esse título de madrinha, sendo a voz conjunta com vocês”, ressaltou durante o discurso.

Além de oferecer apoio logístico para a festa, a Prefeitura de Salvador instalou em frente ao Teatro Castro Alves um Módulo de Saúde. No local, foram oferecidos atendimentos de emergência e realizou ações de prevenção ao HIV e outras infecção sexualmente transmissíveis.

A vice-prefeita ressaltou que a missão da Prefeitura é fazer com que as políticas públicas alcancem todas as pessoas.

“A gente entende que mais do que discurso temos que ter ação. Por isso, intensificamos o combate à LGBTfobia, ampliamos acessos a importantes serviços, como a abertura do primeiro ambulatório LGBT+ de Salvador, permitindo o avanço na atenção à saúde integral das pessoas LGBT+. Temos também o Centro Municipal de Referência Vida Bruno, importante espaço de acolhimento que, entre suas atividades, oferece assessoria jurídica e social; além das ações de inserção no mercado de trabalho, capacitação e orientação nas questões do nome social”, destacou.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

POSTS RELACIONADOS