Infarto agudo do miocárdio foi a causa da morte
Nesta terça-feira (15), morreu a atriz Léa Gacia, de 90 anos, em Gramado, onde seria homenageada pelo Festival de Cinema com o troféu Oscarito. A estrela sofreu um infarto agudo do miocárdio. A informação foi confirmada pelos familiares da artista nas redes sociais.
“É com pesar que nós familiares informamos o falecimento, agora na cidade de Gramado, no @festivaldecinemadegramado, da nossa amada Léa Garcia”, diz publicação.
Léa ficou famosa no Brasil após interpretar Rosa em “Escrava Isaura” (1976), mas já havia se tornado célebre no cinema internacional no clássico “Orfeu Negro” (1959), onde intepretou Serafina.
Entre seus últimos trabalhos estão o filme “Um dia com Jerusa” (2021), em que foi protagonista, a série “Independências” (2022), da TV Cultura, e a peça “A vida não é justa” (2022), de Tonico Pereira.
A artista deixa três filhos, três netos, dois bisnetos e uma tataraneta.
Uma solenidade em homenagem a atriz será feita na abertura da sessão do Festival de Cinema de Gramado. Nas redes sociais, a organização do evento lamentou a morte da atriz.
“É com imenso pesar que a organização do Festival de Cinema de Gramado informa que a atriz Léa Garcia faleceu na madrugada de hoje (15), em Gramado. A atriz receberia o troféu Oscarito na noite de hoje, ao lado de Laura Cardoso”, diz a nota.