...

Portal UMBU

Baianos inovam ao criar filtro para descontaminar água impura

Segundo orientados do projeto esse é o primeiro filtro de nanotubos de carbono e polímeros condutores em matriz de poliuretano

Vigente a escassez de água, que representa uma ameaça a segurança alimentar e hídrica, pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Juazeiro, sob a orientação de Helinando Pequeno, desenvolveram um filtro para descontaminar a água.

O orientador do projeto explica que o sistema de descontaminação funciona conduzindo todo o líquido contaminado através de uma esponja de poliuretano, feita a partir de polímeros de uretano e enriquecida com nanotubos de carbono, que tem propriedades únicas em condutividade e resistência, e polianilina, polímero condutor com ajuste de condutividade elétrica.

Os materiais possuem forte ação antibacteriana e retêm as bactérias em seus poros, dessa forma permitindo que a água passe pelo elemento filtrante e se torne livre de contaminantes.

Segundo Helinando, esse é o primeiro filtro de nanotubos de carbono e polímeros condutores em matriz de poliuretano. “Temos um protótipo em pequena escala que pode ser adaptado para uso em larga escala a depender do interesse de parceiros comerciais. Com a adequada transferência de tecnologia, temos a expectativa de ter nossa solução mais próxima das pessoas, melhorando sua qualidade de vida”, afirma

A tecnologia é apoiada pelo Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos da Univasf.

Além da universidade, o projeto conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica (INCT Info).

A equipe executora é composta pelos professores doutores Marcelo Reis, Mateus Matiuzzi e Helinando Pequeno.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo