A escultura precisou ser completamente refeita após incêndio registrado em dezembro do ano passado
A prefeitura de Salvador reinaugurou, na manhã desta quinta-feira (10), a estátua de Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais influentes líderes espirituais do candomblé do Brasil.
A obra, situada na avenida que leva o nome da ialorixá, é de autoria do escultor Tatti Moreno, falecido em julho de 2022. A escultura havia sido inaugurada em 2019. As informações são do portal iBahia.
A escultura precisou ser completamente refeita após incêndio registrado em dezembro do ano passado. O trabalho de reconstrução foi conduzido pelos filhos de Tatti, os artistas plásticos André e Gustavo Moreno.
“Esse é um momento de celebração e de restabelecer a história. É uma justa e merecida homenagem a essa que foi uma das principais líderes religiosas do nosso estado. Mãe Stella transcendeu a religião, indo para cultura, literatura, realizando um grande trabalho social. Nós, homens públicos, temos que valorizar seus líderes, prestando essas homenagens para que isso sirva de inspiração para as gerações presentes e futuras”, disse o prefeito Bruno Reis durante o evento.
A cerimônia também contou com a presença da ialorixá Mãe Ana de Xangô, atual liderança do Ilê Axé Opô Afonjá, situado no São Gonçalo do Retiro, assim como representantes do terreiro, do afoxé Filhas de Gandhy e gestores municipais.
Medindo dois metros de altura, a estátua de Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018) foi produzida em resina de poliéster, fibra de vidro com propriedades antichamas, acabamento em poliéster e pintura em poliuretano.
Para Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, órgão responsável por encomendar a obra artística, a reinauguração da estátua marca a posição contra a intolerância religiosa.
“É muito importante que a população preserve este monumento, que não é da Prefeitura, é da cidade. Todas as pessoas, religiosas ou não, devem cuidar. Trata-se de um monumento cultural acima de tudo. Mãe Stella é uma personalidade que extrapola a religiosidade. Ela era uma intelectual que está sendo homenageada pela Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), além de ser imortal da Academia de Letras da Bahia”, destacou.
A escultura da ialorixá volta à posição de origem, defronte a um Oxóssi que mede quase nove metros de altura, representando a sacerdotisa sentada em um trono, como nos dias em que ela comandou Ilê Axé Opô Afonjá.
Já a estátua de Oxóssi, cuja saia havia sido atingida pelas chamas, também precisou ser recuperada e pintada. Com isso, todo o conjunto dedicado a Mãe Stella está restaurado.
Mãe Ana de Xangô ressaltou a importância de combater a intolerância religiosa, principalmente contra as religiões de matriz africana. “Esse momento é magnífico para toda comunidade de axé, povo de santo, inclusive para o Opô Afonjá, em que comemoramos a ancestralidade de Mãe Stella”, diz Mãe Ana de Xangô.
Monitoramento
Como medida para resguardar a integridade do conjunto artístico, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizará o videomonitoramento do local de forma ininterrupta através de quatro câmeras de segurança já instaladas, além de intensificar o número de rondas da região.
A iniciativa faz parte do projeto de instalação de 200 câmeras que atenderão toda a cidade em áreas turísticas. A iluminação pública do entorno também foi reforçada após a colocação de sete refletores.




