Vice-presidência será ocupada por Edson Facchin; Posse será no dia 28 de setembro
O ministro Luís Roberto Barroso foi eleito, simbolicamente, para o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (9).
Conforme informações do STF, a posse de Barroso ocorrerá no dia 28 de setembro, mês a partir do qual o ministro passa a comandar a Corte em um mandato de dois anos. A vice-presidência será ocupada por Edson Fachin.
O ministro Luís Roberto Barroso substitui a atual presidente, Rosa Weber, cujo mandato termina no dia 2 de outubro, quando a ministra completa 75 anos e terá que se aposentar de forma compulsória, deixando a Corte no fim de setembro.
A sucessão no comando do Supremo segue a ordem da antiguidade. Os ministros escolhem o mais antigo integrante do tribunal que está há mais tempo sem exercer a Presidência. O segundo mais antigo, nesse mesmo critério, passa a ser o vice.
Ao ser saudado pela eleição, Barroso declarou que será honroso chefiar o Judiciário brasileiro. “Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e consciente do peso dessa responsabilidade. Pretendo dignificar a cadeira”, afirmou.
A saída de Rosa Weber permitirá que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça a segunda indicação para a Corte no terceiro mandato dele. O primeiro indicado foi o ministro Cristiano Zanin.