Último dia da iniciativa é hoje (31)
No domingo (30), o Centro Social Urbano (CSU) de Pernambués foi sede de mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias. A ocasião reuniu uma multidão para a realização de cirurgias de hérnia umbilical, epigástrica e inguinal, além de procedimentos de remoção do útero e de vesícula.
A ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia segue até está segunda-feira (31), das 8h às 17h. Para ser atendido, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS. Após passar por todo o processo, os pacientes sairão com a cirurgia já agendada.
“A importância do mutirão é a gente atender a população não só no diagnóstico, mas, sobretudo, na solução da questão. A gente precisa resolver de forma eletiva para que não se torne urgência e emergência”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
A expectativa era de que cerca de 1.000 procedimentos fossem marcados ao todo. No entanto, a meta de 500 senhas de marcação no primeiro dia foi batida pouco depois das 9h. Ainda assim, os atendimentos continuaram e mais cirurgias foram agendadas.
“Nossa capacidade instalada é fazer mais de 1.000 atendimentos por dia, incluindo os exames pré-operatórios para quem tem o indicativo cirúrgico e não tem todos os exames”, explica Edvaldo Gomes, coordenador do Mutirão.
Na triagem, as pessoas passaram por uma consulta com médico cirurgião e, quem não apresentar exames recentes, tem acesso a ultrassom, ECG (Eletrocardiograma) e exames de laboratórios. Segundo Gomes, os procedimentos começarão a ser realizados a partir de 15 de agosto no Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas.