Todas as doses dos imunizantes estão disponíveis nos postos da estratégia
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a vacinação contra gripe e a Covid-19 nesta segunda-feira (24) das 8h às 16h.
A vacinação contra gripe está aberta para a população em geral, a partir de 6 meses de vida. Os pontos de imunização podem ser conferidos aqui :http://www.saude.salvador.ba.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-influenza-gripe/
A vacina bivalente está disponível para pessoas com 18 anos ou mais, com e sem comorbidades, incluindo gestantes e puérperas.
Para a imunização é necessário levar a caderneta de vacinação, ser residente de Salvador e ter tido acesso a duas doses da monovalente com um intervalo de 4 meses.
Entre os grupos prioritários estão trabalhadores da saúde, quilombolas, indígenas e ribeirinhos a partir de 12 anos, adolescentes menores de 18 anos em medidas socioeducativas e a população privada de liberdade para faixa de 18 anos ou mais.
A estratégia também contempla os adolescentes com 12 anos ou mais com deficiência permanente, imunocomprometidos ou com comorbidades. A comprovação para esse grupo será realizada, por determinação do Ministério da Saúde, de forma autodeclarada no ato da vacinação.
A lista de comorbidades habilitadas está no site Secretaria Municipal da Saúde — Portal de informações e serviços de saúde da Secretaria Municipal da Saúde do Salvador.
As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de 2 meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de 4 meses a partir da 3ª dose.
Para as gestantes, segundo o informe técnico para o grupo, não há exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme seu estado de gravidez.
Já as puérperas deverão apresentar documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Os trabalhadores da área de saúde deverão apresentar documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de saúde, seja através de crachá, contracheque, a carteira do conselho ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.
Demais públicos
A estratégia de vacinação contempla ainda 1ª e 2ª dose para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades.
O reforço da Pfizer Pediátrica para menores de 5 a 11 anos com e sem comorbidades também está disponível para quem tiver nome na lista da SMS.
A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.
Além disso, o esquema “Liberou Geral” segue com a aplicação da 1ª e 2ª dose para pessoas com 18 anos ou mais para quem não é residente de Salvador ou não tenha iniciado o esquema primário na capital.
A 3ª dose será disponibilizada exclusivamente para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.
O interessado deve apresentar obrigatoriamente originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia. Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador.
A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário, de acordo com a Nota Técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que estabelece que todos os indivíduos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos, estão orientados a receber um segundo reforço; e todos os indivíduos de 40 anos ou mais, estão orientados a receber um terceiro reforço, igualando o quantitativo total de vacinas referentes aos demais esquemas vacinais contra Covid-19.