Presidentes do Brasil e da Colômbia terão encontro na cidade colombiana de Leticia. Será o 13º país visitado por Lula desde o início do governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discute, neste sábado (8), medidas de preservação e desenvolvimento da Amazônia com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
O encontro dos chefes de Estado ocorre em Leticia, cidade colombiana vizinha à brasileira Tabatinga (AM), na região amazônica.
Lula embarcou na manhã deste sábado a convite de Petro para participar do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano.
Com chegada à Colômbia prevista para o começo da tarde, o presidente Lula deve se encontrar com Gustavo Petro para analisar e discutir os resultados de debates de especialistas, pesquisadores, representantes dos povos indígenas, da sociedade civil e de entidades que prestam cooperação internacional na região.
O petista vai à Amazônia em um período de queda no ritmo de desmatamento, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No primeiro semestre, o desmatamento caiu 34% em relação aos seis primeiros meses de 2022. Em junho, a queda foi ainda maior: 41% na comparação com mesmo mês de 2022.
A preservação da floresta é uma das principais bandeiras de Lula nas viagens internacionais, em oposição à política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fragilizou a fiscalização na Amazônia.




