Segundo o Ministério da Saúde, a aplicação da vacina deve ocorrer em duas doses para que o esquema seja finalizado
A prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou a imunização contra o vírus monkeypox, causador da varíola dos macacos, para os pacientes que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós Exposição (PEP) ao HIV.
A medida visa uma adequação da estratégia de imunização de acordo com orientações do Ministério da Saúde, que no último dia 12 emitiu uma nota técnica, com o objetivo de atualizar o público alvo do esquema de prevenção ao Mpox.
De acordo com o docuemento, as pessoas que vivem com HIV/Aids também poderão receber a vacina, independente do status imunológico identificado pela contagem de linfócitos TCD. Antes da decisão da pasta, era necessário a realização de exames que contabilizassem o CD4.
Segundo o Ministério da Saúde, a aplicação da vacina deve ocorrer em duas doses para que o esquema seja finalizado. De acordo com a SMS, “a primeira e a segunda dose do esquema de pré e pós-exposição já foram feitas para o população alvo estabelecido pelo Programa Nacional de Imunizações”.



