...

Portal UMBU

8º Festival Quilombola homenageia Mãe Bernadete Pacífico

O evento, idealizado por Mãe Bernadete Pacífico, liderança brutalmente assassinada em 2023, tem acesso gratuito e é aberto ao público

Foto: Divulgação

Entre os dias 29 e 30 de novembro, o Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, receberá a 8ª edição do Festival de Cultura e Arte Quilombola, reunindo manifestações culturais, saberes tradicionais e ações de fortalecimento das comunidades quilombolas da Bahia. O evento, idealizado por Mãe Bernadete Pacífico, liderança brutalmente assassinada em 2023, tem acesso gratuito e é aberto ao público.

Participam da edição deste ano moradores dos quilombos Pitanga dos Palmares (Simões Filho), Dandá (Simões Filho), Rio dos Macacos (Simões Filho), Matinha dos Pretos (Feira de Santana), Cordoaria (Camaçari) e Alto do Tororó (Salvador). O encontro reafirma a importância da memória e da preservação cultural desses territórios.

“A cultura negra no Brasil criou estratégias próprias de resistência para a população que não tem outras armas a não ser sua crença na vida. O festival é a salvaguarda desses saberes ancestrais — como a gastronomia, a dança, o samba de roda, a agricultura familiar e o artesanato. Buscamos também movimentar a economia local e aproximar outros públicos da produção cultural que acontece em nossas comunidades”, destaca Wellington Pacífico, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares.

A programação reúne apresentações de música, dança popular e tradicional, exposições de artes visuais, além de oficinas de gastronomia e de artesanato em barro, piaçava e palha da costa. No domingo (30/11), uma feira irá reunir produtos da agricultura familiar, artesanato e gastronomia, reunindo 25 agricultores, mestres e mestras artesãs. O público poderá acompanhar de perto processos como a produção da beiju na Unidade Móvel Casa de Farinha.

O turismo comunitário também será incentivado. No sábado e no domingo, às 14h, haverá visitas guiadas com roteiro pela barragem e pela Fazenda Aras Vento Leste. As vagas são limitadas e os grupos serão formados no horário agendado.

Um dos momentos mais esperados será a Caminhada da Diversidade Cultural, que acontece no domingo (30), às 9h, reunindo cerca de mil pessoas em um ato pacífico por paz, respeito, tolerância religiosa e celebração das diversidades. A caminhada contará com representantes de instituições políticas, culturais, organizações da sociedade civil, povos de terreiro, comunidades católicas e evangélicas e grupos LGBTQIA+, além de música de grupos locais.

Com o mote “Mãe Bernadete, o legado continua”, o festival segue homenageando a líder comunitária e religiosa. O evento também sediará a segunda edição do Prêmio Mãe Bernadete Pacífico – Reconhecimento e Ancestralidade, que valoriza personalidades negras que fortalecem a cultura e a memória ancestral no Brasil. A premiação será no domingo (30), às 11h30, com presenças já confirmadas de Livia Santana, Neusa Cadore e Negra Jhô.

A realização é do Quilombo Pitanga dos Palmares, do Instituto Mãe Bernadete e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (SecultBa), com apoio da Sepromi, SDR, SJDH, SETRE e Embasa.

O festival integra o Novembro das Artes Negras, iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB Bahia), direcionada pelo Ministério da Cultura.

SERVIÇO:

8º Festival de Cultura e Arte Quilombola
29 e 30 de novembro de 2025
Local: Quilombo Pitanga dos Palmares – Caipora, Simões Filho – Bahia
Programação completa: @‌festivalculturaquilombola (Instagram)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo