Falta de professores, dificuldade na formação e o surgimento da pandemia foram uma das razões apontadas para o baixo desempenho dos alunos
73% dos estudantes brasileiros do ensino básico, que acabaram de sair do ensino fundamental II não conseguem fazer contas básicas, ou seja, operações simples de matemática como somar ou medir distâncias. A conclusão é resultado do levantamento feito pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) divulgado nesta terça-feira (5).
Em relação com a edição anterior da pesquisa, o país caiu cinco pontos, a pontuação foi de 484 para 379 em matemática. O PISA é uma avaliação internacional, que ocorre a cada três anos, e tem como finalidade avaliar conhecimento de estudantes em larga escala e matemática, leitura e ciências.
Os números também indicam que 73% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível dois em conhecimentos matemáticos, enquanto em países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o desempenho na mesma matéria só chegou a 31%.
Segundo o levantamento, os estudantes brasileiros com melhor poder aquisitivo conseguiram 77 pontos a mais que estudantes em vulnerabilidade social.
A falta de professores, a dificuldade na formação e o surgimento da pandemia foram alguns dos motivos apontados para justificar o baixo desempenho dos alunos. O relatório apontou que países que diminuíram o tempo de fechamento da escola, conseguiram manter ou melhorar seu desempenho escolar.
Com informações do site Notícia Preta.
Foto: Reprodução/Escola Educação



