
O município de Iaçu inicia, às 18h30 desta segunda-feira (11), a quarta edição de sua festa literária. A Fliaçu é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio de outros órgãos da administração municipal e do governo estadual, como Fundação Pedro Calmon e Sepromi.
A programação vai contar com a participação de Cleidiana Ramos, Kalypsa Brito, Marcos Cajé, Felipe Oliveira, Maviel Melo, Natalyne Santos e Emillie Lapa com o espetáculo Mariar um Mar de Poesias, Grupo Pipa Literarts, dentre outros convidados. As atividades estarão distribuídas por vários espaços da cidade, como a Praça dos Ferroviários, Clube Municipal, Escola Alzira Lima de Aragão e Ginásio de Esportes.
Desde sua estreia em 2022, a Fliaçu tem buscado unir literatura, história, arte e práticas do exercício da cidadania. O projeto tem como principal ação ultrapassar os muros da escola e envolver a comunidade em debates que são importantes para a memória e experiência cultural sobre o município.
A primeira edição da Fliaçu foi realizada em 2022 como o tema “Da palha aos trilhos, do mito ao rito- ancestralidade e territorialidade”. O eixo foi o projeto “África na Escola- Conhecer para Reconhecer”, que estimulou a pesquisa sobre as raízes africanas nas culturas brasileira, baiana e iaçuense.
Em 2023, a Fliaçu debateu temas em torno do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia e, no ano passado, a riqueza da literatura nordestina.
Neste ano, o objetivo da curadoria, realizada pelo professor doutor Oséas Santos, é reafirmar o compromisso do evento com a educação, sustentabilidade e perspectivas de transformação social. O tema escolhido para garantir esta reflexão é ‘Semeando o Futuro – a Literatura como semente de mudança’.
“Mais do que um evento, a Fliaçu se consolida como projeto pedagógico e de intervenção social, capaz de mobilizar escolas, famílias e instituições em torno da leitura, da preservação ambiental e do desenvolvimento humano. Todos os temas, embora distintos, dialogam entre si, formando uma trama contínua de valorização cultural, preservação da memória e promoção da cidadania. A cada edição, a Fliaçu semeia mais que palavras: planta ideias, desperta consciências e cultiva, no coração de Iaçu, a certeza de que a literatura é um instrumento de mudança”, diz o professor.
Fliaçuzinha
A garotada também ganhou espaço especial nesta edição da Fliaçu. Instalada na Praça Dr. Geraldo Mota, ao lado do palco principal, a versão infantil da festa tem uma programação cuidadosamente preparada com contação de histórias, tenda de pintura e arte, oficina de brinquedos reciclados dentre outras atividades.
O espaço é dedicado às crianças de 4 a 6 anos. No local elas vão interagir com autoras e autores que se dedicam à literatura infantil.
Confira a programação: