
O fim de semana em Salvador será marcado por uma potente celebração cultural que atravessa música, memória e ancestralidade. O Zumví Arquivo Afro Fotográfico comemora 35 anos inaugurando sua nova casa no Rio Vermelho com debates, exposições e programação especial. Já a 18ª Caminhada do Samba, que reúne blocos como Pagode Total, Proibido Proibir, Alvorada, Reduto do Samba e Vem Sambar, toma as ruas no dia 30, celebrando o ritmo como identidade da Bahia. E a Feira Preta Festival Salvador ocupa a Praça Maria Felipa com shows de Sued Nunes, Afrocidade, Jau, Rachel Reis e A Dama, além de feira afroempreendedora, moda, gastronomia e atividades para toda a família. Além disso, há opções como shows de Ivete Sangalo, Ferrugem, peças de teatro e muito mais. Confira:
IMERSIVOS
Zumví Arquivo Fotográfico – 35 anos

O Zumví Arquivo Afro Fotográfico chega aos 35 anos abrindo as portas de sua nova casa no Rio Vermelho e ativando uma agenda especial que atravessa territórios, públicos e linguagens. A celebração combina experiência expositiva, debates e mediação de públicos, reforçando o papel do arquivo como plataforma de memória, formação e circulação de narrativas negras. Com a curadoria de Lázaro Roberto e da cantora Luedji Luna, o projeto celebra e articula acervo, educação e acessibilidade em uma nova fase institucional.
Após dois dias de encontros abertos com foco em políticas de preservação, curadoria e produção de imagens, nos dias 28 e 29/11, a casa receberá rodas de conversa e palestras que conectam o acervo a desafios contemporâneos de gestão, tecnologia e sustentabilidade cultural.
>> Confira a programação clicando aqui
18 ª Caminhada do Samba
A tradicional Caminhada do Samba retorna às ruas de Salvador no dia 30 de novembro de 2025, com concentração na Avenida Contorno e encerramento no Elevador Lacerda, prometendo transformar a cidade numa grande festa popular. Organizado pela UNESAMBA, nesta edição, desfilam os blocos Pagode Total, Proibido Proibir, Samba Popular, Q Felicidade, Alvorada, Alerta Geral, Reduto do Samba, Vem Sambar e Amor e Paixão. A Caminhada celebra o ritmo como patrimônio cultural, fortalecendo a tradição do samba soteropolitano e incentivando a participação de moradores e visitantes na festa que une história, ritmo e identidade.
Serviço
O que: Caminhada do Samba 2025 — desfile de blocos de samba com trios elétricos
Quando: Domingo, 30 de novembro de 2025, a partir das 13h
Concentração: Campo Grande
Entrada: gratuita e aberta ao público
MÚSICA
Banjo Novo – Especial Mês da Consciência Negra

O Largo do Pelourinho será tomado pela potência da ancestralidade durante o encontro inédito e gratuito promovido pelo Banjo Novo, a partir das 19h desta sexta-feira (28). A celebração encerra as atividades do Mês da Consciência Negra e reforça o papel do projeto como um dos principais movimentos de convivência, celebração e afirmação afrocultural de Salvador. A entrada é franca, com ocupação sujeita à lotação do local.
SERVIÇO
O quê: Banjo Novo – Edição especial de encerramento do Mês da Consciência Negra
Onde: Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador
Quando: Sexta-feira (28), a partir das 19h
Entrada: Gratuita (local sujeito à lotação)
Samba FC – 2ª Edição

Reunindo samba, futebol e churrasco em um único encontro, a 2ª edição de 2025 do Samba FC acontece neste sábado, dia 29, a partir das 14h, no Mr. Caranguejo, na Orla de Pituaçu. Conhecido pelo clima animado, o evento oferece uma tarde de música, lazer e encontros entre amigos, marcando o início da temporada pré-verão em Salvador.
Além de stand de churrasco e chopp dobrado até às 16h, o encontro transmitirá ao vivo a final da Libertadores. A grade musical promete não deixar ninguém parado com o cantor Dan Mocidade e Lari Abreu, Ariane e Caboquinho em participações especiais
Serviço
O quê: 2ª edição Samba FC 2025
Onde: Mr. Caranguejo / Orla Pituaçu
Quando: Sábado, 29 de novembro, a partir das 14h.
Quem: Dan Mocidade convida Lari Abreu, Ariane e Caboquinho
Vendas: Ingressos Simples
Samba para Nosso Povo: Samba Junino

Dentro da programação do Novembro Salvador Capital Afro, a Prefeitura apresenta, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o evento Samba para Nosso Povo: Samba Junino, que acontece neste sábado (29), das 14h às 19h, no Largo do Mercado Municipal Dois de Julho. A programação do projeto Samba Pra Nosso Povo traz como atrações Juracy do Trator, Guilinho Descompromissado, Tote Gira, Reinaldinho, Mestre Jackson, Gabriela Lima e Samba de Roda Urbano.
SERVIÇO
O quê: Samba para Nosso Povo: Samba Junino
Onde: Largo do Mercado Municipal Dois de Julho
Quando: Sábado (29), a partir das 14h
Entrada: Aberto ao público
Feira Preta Festival Salvador

Depois de ser realizado em São Paulo (SP) em 2024, Salvador recebe, pela primeira vez, o evento Feira Preta Festival neste fim de semana como parte da programação final do Novembro Salvador Capital Afro, promovido pela Prefeitura. Com o tema “Axé – Revolução que dá baile”, o objetivo é celebrar a cultura negra com nomes como Sued Nunes, Afrocidade, Jau, Rachel Reis, EdCity Fantasmão, O Kannalha, A Dama, Ministereo Público e Batekoo. O evento será realizado na Praça Maria Felipa, no Comércio, de sexta-feira (28) a domingo (30), com entrada gratuita.
Além das apresentações musicais, o festival contará com feira de afroempreendedores, desfiles de moda, talks focados em empreendedorismo, cultura e economia, stand-up, gastronomia, mapping, games, programação infantil e atividades para toda a família. O acesso ocorrerá mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições sociais locais.
>> Confira a programação clicando aqui
Ferrugem – 10 anos

O cantor Ferrugem desembarca em Salvador no dia 28 de novembro para um show na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A apresentação faz parte da turnê Ferrugem 10 Anos, que percorre o Brasil celebrando uma década de trajetória do artista. A produção e realização local são da Samba Sambando Produções. No repertório, Ferrugem reúne os principais sucessos que marcaram sua carreira, como Pra Você Acreditar, É Natural e Pirata e Tesouro, além de hits recentes como Me Bloqueia, Apagar e Apaguei pra Todos, parceria com o grupo Sorriso Maroto que se tornou a música mais ouvida da sua trajetória no Spotify Brasil.
Serviço:
Show: TURNÊ – FERRUGEM 10 ANOS
Data: 28 de Novembro – às 19h
Local: Concha Acústica do TCA
Ingressos: Sympla e Bilheteria do TCA
República do Reggae 2025

A edição de 2025 da República do Reggae acontece no dia 29 de novembro, no Wet Eventos e promete oferecer mais uma noite inesquecível. Movimento cultural que fortalece a conexão entre Salvador e a música de raiz jamaicana, reunindo grandes nomes nacionais e internacionais em um clima de paz, respeito e celebração, a edição deste ano conta com estrutura ampliada, áreas temáticas, experiências sensoriais e um line-up de peso: Ky-Mani Marley, Don Carlos, Israel Vibration, Dezarie, Nengo Vieira, Adão Negro, Edson Gomes, Edy Vox e Tiken Jah Fakoly.
SERVIÇO
O que: República do Reggae 2025
Quando: 29 de novembro
Onde: Wet Eventos
Ingressos: BoraTickets
Ivete Sangalo – Clareou

A cantora Ivete Sangalo traz o projeto “Ivete Clareou” para Salvador no dia 30 de novembro. A artista confirmou as participações dos grupos É o Tchan, Psirico e Xanddy Harmonia. O projeto é uma homenagem de Ivete ao samba, gênero pelo qual ela nutre uma ligação afetiva desde a infância. “Conto de Areia”, de Clara Nunes, foi a primeira música que aprendeu a cantar e simboliza a relevância da tradição musical em sua trajetória artística.
SERVIÇO
Local: Wet Salvador, Av. Luís Viana Filho, 9581, Paralela
Quando: 30 de novembro, a partir das 14h
Ingressos: Ingresse
Maria Gadú

Em turnê pelas principais cidades do país, a cantora Maria Gadú chega a Salvador para uma grande apresentação dia 29 de novembro (sábado às 19h) na Concha Acústica. No novo show, que recebe seu próprio nome “MARIA GADÚ”, a artista revisita os momentos mais marcantes de sua trajetória musical. No repertório, além de regravações de grandes clássicos da MPB, como “Lanterna dos Afogados”, ela revisita os maiores sucessos da carreira, como “Dona Cila”, “Shimbalaiê”, “Bela Flor”, dentre outras.
SERVIÇO:
Maria Gadú – Turnê 2025
Quando: 29 de novembro (Sábado 19h)
Onde: Concha Acústica
Ingresso: Sympla
TEATRO
“[ensaio] para uma Redenção”

O Teatro Terceira Margem celebra uma década de criação contínua com a estreia do espetáculo “[ensaio] para uma Redenção”, em cartaz de 21 a 30 de novembro, na Casa Rosa (Rio Vermelho), com sessões sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 17h e 20h. Os ingressos, a serem adquiridos antecipadamente na plataforma SYMPLA, custam R$40 (inteira) e R$20 (meia). A montagem integra o circuito comemorativo “Teatro Terceira Margem – 10 Anos”, que reúne espetáculos, oficinas e leituras até dezembro de 2025.
Serviço
Espetáculo: [ensaio] para uma Redenção
Grupo: Teatro Terceira Margem
Local: Casa Rosa – Rio Vermelho, Salvador
Período: Até 30 de novembro de 2025
Horários: sextas e sábados, 20h | domingos, 17h e 20h
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos: SYMPLA e diretamente na bilheteria da Casa Rosa
Mais informações: http://www.teatroterceiramargem.com
Festival Mínimos Óbvios – ano IV | Encerramento e Carnavalização

O Festival científico-cultural Mínimos Óbvios encerra sua edição 2024 no dia 28 de novembro com a “Carnavalização”, uma celebração dissidente que transforma a Casa Rosa, no Rio Vermelho, em um grande rito festivo que cruza arte, corpo e política. A noite reafirma o carnaval como gesto de resistência e reexistência queer, reunindo performances e atrações que ocupam o espaço com energia e invenção. A festa marca o desfecho do evento com o tema “Histórias Dissidentes: Arquivar, Amar, Inventar”, e traz uma programação dedicada a debates sobre corpos dissidentes, narrativas e cultura queer contemporânea. Antes da festa, o Mínimos Óbvios oferece dois encontros que aprofundam debates sobre corpos dissidentes e suas narrativas: às 15h, a Long Table “Amar, contar, transgredir: corpos que se narram”, com Denni Sales, Lígia Souza, Paulo Cesar Garcia, Duda Woyda e Wendy Moretti; e às 19h, tem a palestra de encerramento com César Eduardo Gómez Cañedo, doutor em Letras pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM): “Modos de vida cuir na América Latina e os territórios de masculinidades em disputa nas artes e na literatura”.
Serviço
O Quê – Festival Mínimos Óbvios – ano IV | Encerramento e Carnavalização
Quando – 28 de novembro (sexta-feira), a partir das 21h
Onde – Casa Rosa, Rio Vermelho
Entrada: Gratuita
Classificação: 18 anos
Dembwa

Entre 21 e 30 de novembro, o Teatro Gregório de Mattos recebe a temporada do espetáculo “Dembwa”, obra coreográfica criada e interpretada pelos artistas e coreógrafos Marcos Ferreira e Ruan Wills, dentro do projeto “Dembwa – Mapear o Movimento: tempo, memória e ancestralidade”. As apresentações acontecem sextas, às 19h, e sábados e domingos, às 16h, compondo um ciclo de ações que une criação, partilha e formação por meio de uma residência artística realizada em concomitância à temporada.
Serviço
O quê: temporada do espetáculo “Dembwa”
Quando: Até 30 de novembro – sextas, às 19h; sábados e domingos, às 16h
Onde: Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves, Centro, Salvador)
Projeto: “Dembwa – Mapear o Movimento: tempo, memória e ancestralidade”
Mais informações: @dembwa_


