Castro Alves, Abdias do Nascimento e Carolina Maria de Jesus serão homenageados em desfile
Acontece nesta quinta-feira (14), o XX Cortejo Poético do Dia Nacional da Poesia. Realizado desde 2004 em comemoração à data que alude ao nascimento do poeta Antônio Frederico de Castro Alves, em 14 de março de 1847, o cortejo reúne recitais de poema e performances teatrais.
Em sua 20ª edição, o evento relembra a importância da pausa, da reflexão e do valor imensurável da cultura e da arte na formação de uma sociedade mais empática e unida em meio à correria do mundo cada vez mais digital e acelerado. O XX Cortejo Poético do Dia Nacional da Poesia começa às 9h, partindo da Praça da Piedade em direção à Praça Castro Alves, Centro de Salvador, com encerramento previsto para 12h.
Poetas, cordelistas, grupo teatral, bibliotecas comunitárias e estudantes de escolas da rede pública de ensino se farão presentes para uma série de atividades como recitais de poemas, performances teatrais, distribuição de folhetins literários, além do tradicional “Parabéns pra você”, com corte e distribuição de bolos, fazem parte da programação.
Este ano, o cortejo faz uma reverência especial a dois gigantes das letras também nascidos neste Dia da Poesia: Abdias do Nascimento e Carolina Maria de Jesus, ícones da literatura negra brasileira.
Grandes nomes da luta contra as adversidades da vida, Abdias e Carolina fizeram e fazem história em seus legados de resistência por meio dos livros. Ela, com “Quarto de Despejo”, “Casa de Alvenaria”, “Meu estranho diário”, “Pedaços da Fome” e “Diário de Bitita”. Ele, com “O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista”, “O genocídio do negro brasileiro”, “O Brasil na mira do pan-africanismo” e “Submundo: Cadernos de um penitenciário”.
Com a fanfarra do Colégio Estadual Ypiranga, recital de versos e diversas expressões artísticas, o cortejo contará ainda com a distribuição de um bolo de 177 centímetros, em alusão à idade de Castro Alves.