
A Praça da Revolução, no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, se reafirma como um grande polo de diversidade cultural durante os dias da programação da 16ª edição do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia que vem acontecendo de quarta (11) até domingo (15), sempre das 10h às 20h em Salvador.
Cícero Dantas, Muniz Ferreira, Itambé, Valença, Dias D’Ávila e Salvador são alguns dos municípios representados pelas agremiações que desenvolvem uma série de atividades em seus locais de origem para levantar recursos financeiros e viabilizar a estrutura necessária para as apresentações. As quadrilhas não são apenas um espetáculo visual, elas contam histórias, transmitem valores e reforçam a identidade cultural da região.
A quadrilha junina é uma manifestação cultural e folclórica de grande importância no Brasil, representando a tradição, o lazer e a união comunitária, sendo um elemento essencial para a preservação e valorização da identidade cultural regional. As festas juninas promovem a união e a interação entre as pessoas, reunindo comunidades e famílias em torno de celebrações alegres e festivas.
A programação do evento é gratuita e segue até domingo (15), sempre das 10h às 20h, na Praça da Revolução. O 16º Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia em Periperi é promovido pela Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (FEBAQ) e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia.